MINISTRO APOSENTADO DO TST SE TORNA MEMBRO DA OAB/DF

O ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, é o mais novo membro da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. Além dele, 520 advogados firmaram o termo de compromisso nesta semana na sede da OAB/DF. Vantuil se aposentou em fevereiro passado, depois de 37 anos de magistratura. “Quando da minha aposentadoria, eu disse na sessão de homenagem que precisava nascer de novo. E acho que nesse momento estou nascendo de novo. É uma nova vida. Eu sempre tive muita inspiração pela advocacia”, confessa.

Segundo Vantuil, quem cria o direito é o advogado, porque leva para o juiz a nova ideia, porque faz evoluir as instituições políticas. “Que admiração quando eu pegava uma petição e dizia, como é que esse advogado imaginou isso? Eu estou com tantos anos como magistrado e nunca tinha imaginado essa saída. Como ele teve uma saída dessas? Aí vem o outro advogado e cria ainda outra coisa. É admirável o exercício da advocacia.”

Mas para cumprir essa missão, os advogados que receberam a carteira da Ordem nesta semana sabem que a fase de estudo não terminou. O preparo do advogado deve acompanhá-lo por toda a vida. “É preciso continuar estudando para tomar sempre as melhores decisões. A grande importância da advocacia e do papel do advogado é acompanhar a evolução da sociedade para aplicar melhor as leis”, destacou o advogado Carlos Alexandre de Morais Ribeiro. A advogada Raquel Gonçalves Roriz concorda. “Em toda a profissão, não tem como não continuar estudando. Especialmente no Direito, porque as leis mudam muito com o tempo, não tem como parar de estudar”.

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, também ressalta que o estudo para o advogado não se esgota na faculdade. Enfatiza que a Escola Superior de Advocacia da Seccional passou por grande transformação, para oferecer ensino qualificado e coerente com as mudanças na sociedade e com os novos ramos do Direito, que surgem a cada dia.