Ministros do STF destacam a importância da VII Conferência

Brasília, 02/06/2011 – Os ministros do Supremo Tribunal Federal participaram, na manhã desta quinta-feira (02/06), da VII Conferência dos Advogados do DF e ressaltaram a importância do evento. “Encontros como esses que a OAB promove representam em grande parte o papel principal da Ordem. De ser um grande fórum de debates dos temas que interessam a sociedade com uma bifurcação com a própria advocacia, mas no sentido mais amplo que o Estatuto da Ordem dos Advogados impõe, que é a defesa do advogado de um lado e a defesa da democracia de outro. Um encontro como esse promove exatamente essa interlocução das duas finalidades da OAB. Considero da maior importância a Conferência dos Advogados do DF”, enfatizou a ministra Carmen Lúcia.

Segundo o ministro Ayres Britto, “é um modo que a advocacia tem de corresponder à confiança que a Constituição depositou nela. É um exercício de cidadania. Cidadania é isso, é a qualidade daquele cidadão que se interessa pelas coisas da cidade. Você ativa sua participação comunitária para sanear os costumes das instituições na perspectiva do direito constitucional. Esse encontro demonstra o fortalecendo da democracia, da ética e do meio ambiente. Isso é altamente positivo e saudável”.

O ministro Dias Toffoli destacou que a função social do advogado é dar efetividade a Constituição Brasileira. “No momento em que não é cumprida, o advogado exige o seu cumprimento”. Para ele, a Conferência simboliza o aprimoramento da profissão do advogado e um diálogo institucional entre o judiciário e a advocacia”.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF