Missão social do advogado é destaque na solenidade de novas carteiras da OAB/DF

Brasília, 30/10/2013 – Ao participar, nesta quarta-feira (30), como paraninfa da solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados na sede da OAB/DF, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Delaíde Alves Miranda, ressaltou a atuação e a importância da Ordem dos Advogados para a edificação do Estado democrático de Direito. Ela fez um apelo aos profissionais que estão ingressando na carreira: “Participem da vida da instituição que os representam. Eu mesma comecei a acompanhar os trabalhos da OAB ainda como estudante.”

Em seu discurso de saudação aos novos advogados, o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, lembrou que as recentes manifestações de protestos nas grandes cidades refletem a insatisfação de uma parcela da sociedade com os serviços públicos, exigindo das instituições, especialmente da OAB, uma permanente mobilização no sentido de interpretar os anseios populares. Vem daí, conforme afirmou, a responsabilidade social da advocacia em momentos críticos. “Temos o dever de participar dos debates, de buscar caminhos para aperfeiçoar e fortalecer nossa democracia”, disse. “A missão do advogado excede os limites do atendimento ao cliente. A partir do momento em que defende o seu semelhante, promove o equilíbrio e preservação dos direitos, o advogado está pondo tijolos no edifício da paz social”.

entrega-de-carteiras-30-10-2013 005Como oradora da turma de novos advogados, Taiza Palazzo disse que “a Ordem dos Advogados sempre esteve à frente dos grandes momentos, lutando pela dignidade do cidadão, pela ética, pela democracia e pelos direitos humanos. Devemos nos orgulhar por estarmos fazendo parte de uma entidade de classe tão respeitada pela sociedade”.

Também participaram da solenidade o vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras, a secretária-geral Daniela Teixeira, o diretor tesoureiro Antonio Alves, o presidente do TED, Erik Franklin, o conselheiro federal Felix Palazzo, os conselheiros Antonio Gilvan, Jorivalma Muniz e Ilka Teodoro, além do ex-conselheiro João Pedro Ferraz dos Passos.

Reportagem – Tatielly Diniz
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF