Moradores em situação de rua recebem donativos arrecadados pelos advogados

Brasília, 27/6/2014 – “Meus problemas começaram em 2007. Eu acabei vindo para a rua, briguei com minha família, e há dois anos moro aqui. Eu creio que tenho um bom coração porque muitas pessoas tem me proporcionado bons momentos, assim como vocês. Isso é benção divina”. A fala é de Edson Mendes, 26 anos. Ele foi uma das pessoas beneficiadas com a Campanha do Agasalho, promovida pela OAB/DF, que recolheu mais de 1.500 peças de roupa e mais de 300 cobertores.

A idealizadora da Campanha, a secretária-geral da Seccional, Daniela Teixeira, disse que foi ela quem recebeu o maior presente deles, uma lição de vida. “Foram momentos de muita emoção entregar roupas para pessoas que realmente precisam. Mais do que uma campanha da OAB, ela foi uma campanha dos advogados. O que mais nos surpreendeu foi a quantidade de doações, o que mostra que a categoria está unida no intuito de fazer algo pelo próximo”. Daniela explicou ainda que a diretoria optou por ir até os moradores de rua porque aqueles que estão em instituições já estão assistidos.

agsalhos_rodoJuliano Costa Couto, secretário-geral da Seccional, acrescentou que a ação é a própria “OAB/DF tentando cumprir todo o seu papel não só em defesa dos advogados, mas da sociedade como um todo, tentando auxiliar os mais necessitados. É um motivo de muito orgulho e felicidade estar fazendo isso”.

A vice-presidente da Comissão de Diretos Humanos da OAB/DF, Indira Quaresma, ressaltou o papel social da Ordem. “É importante nessa época de frio em que as pessoas estão nas ruas, desassistidas, é um carinho que a gente faz à comunidade. Ajudar o próximo faz bem a qualquer pessoa. Às vezes, ficamos restritos ao nosso mundinho e não nos damos conta do que as pessoas estão passando”.

A Seccional recebeu auxílio do advogado Márcio de Oliveira, que faz parte do grupo RealizAção. A entidade promove mensalmente encontros com moradores em situação de rua para distribuição de refeições.

cei_agasalhos

Na quarta-feira (25), o grupo da Seccional fez entrega de cobertores na Ceilândia. A ação contou com o apoio do presidente e vice-presidente da Subseção da cidade, Edmilson Francisco de Menezes e Gerson Wilder de Sousa Melo, respectivamente, e do conselheiro Felipe Bayma, entre outros advogados. Nesta sexta-feira (27), a Subseção de Taguatinga ainda receberá o grupo para distribuição das roupas e de cobertores.

 

 

Reportagem – Tatielly Diniz
Foto – valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF