Na segunda entrega de carteiras virtual, 92 profissionais passam a integrar a Ordem

Na manhã desta quinta-feira (23/4), a OAB/DF recebeu 92 novos advogados e advogadas em cerimônia realizada virtualmente. Esta é a segunda solenidade virtual feita pela Seccional e, apesar da distância entre os bacharéis, o sentimento de união foi compartilhado por todos. “Não consegui me acostumar ainda com essas entregas virtuais, mas me sinto tão feliz nelas quanto me sentiria no auditório da nossa Casa. Estamos longe fisicamente, mas perto virtualmente, e celebrando um momento tão especial para todos vocês”, destacou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior.

Representando a turma, o novo advogado Antônio Marques recordou as dificuldades que todos passaram desde a faculdade até o atual momento. “E como se não bastassem as lutas, hoje estamos enfrentando outra: a pandemia do novo coronavírus. Diante do que passamos, devemos ser fortes e lembrar que esse é um dia de vitória, que fizemos muito para estar aqui”, pontuou.

O orador também ressaltou a importância e o objetivo de atuação da nova advocacia. “Que entendamos que nosso papel perante a sociedade não é só o de buscar a democracia, mas também o de sermos democráticos; não é querer que a justiça seja feita, mas querer fazer justiça; não é querer receber elogios, mas reconhecer que a outra parte também sabe exercer a advocacia com maestria. Tempos obscuros, como o que vivemos, requerem sabedoria para viver. Torço para que cada um ache o seu sucesso”, completou.

A paraninfa da turma e presidente do Conselho Jovem, Isabella Christine Correia Alves, aconselhou os novos profissionais do Direito a se capacitarem constantemente para entrarem e se manterem no mercado de trabalho. “O advogado ou a advogada que tem autoridade no mercado é conhecido por ser bom em curar alguma dor específica, por isso se especializar, ter um nicho no mercado, se tornar perito em algo, é imprescindível. Isso vai ser fundamental para a construção da autoridade profissional de vocês”, disse.

Para ela, a autoridade se constrói inicialmente por meio de conhecimentos. “Portanto, invistam em vocês fazendo cursos, lendo livros, buscando mentorias, participando de workshops, palestras e congressos. Não esperem que escritório ou empresa invistam em vocês, façam vocês mesmos independentemente dos outros. Afinal de contas vocês são os únicos responsáveis pelo seu maior sucesso”, completou a titular do Conselho Jovem.  

Em defesa da sociedade
Para apresentar a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) aos novos advogados e advogadas, o presidente Eduardo Uchôa Athayde destacou a atuação do sistema OAB no combate ao novo coronavírus. “Além de dar boas-vindas, gostaria de ressaltar que vocês e suas famílias têm acesso hoje a uma plataforma com todas as informações necessárias ao enfrentamento e cuidado com o novo vírus. Em caso de dúvidas, há teleatendimento com especialistas também. Entrem na plataforma e conheçam o que ela oferece”, indicou. Saiba mais.

A vice-presidente da Subseção de Ceilândia, Otanylda Tavares Badu de Oliveira, também cumprimentou os novatos. “Com certeza todos vocês tiveram inúmeros desafios para chegar até aqui. E espero que usem a tão sonhada carteira com muito amor à profissão e sabedoria. Desejo que se sintam em casa na OAB/DF, participem das subseções, comissões e da Escola de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF)”, completou.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins, trouxe uma reflexão de bom ânimo para os novos profissionais, que receberam a carteira em meio à pandemia. “Mesmo com tudo o que vem ocorrendo, há novas áreas da advocacia surgindo a cada dia. Vocês têm presenciado discussões novas em áreas que abarcam o direito do consumidor, condominial, empresarial, entre outras. São inúmeras as questões que surgem com possibilidade de atuação”, apontou. “Um conselho que deixo a vocês é: agarrem as oportunidades, nada cai do céu, é preciso ir atrás. Cada um tem um diferencial. Por isso, estudem, se preparem e façam a diferença, sempre com ética”, finalizou.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Ana Lúcia Moura)