Na semana do sexagenário, 66 novos inscritos

Na manhã desta sexta-feira (22/5), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) deu as boas-vindas a 66 novos advogados e advogadas. Os profissionais foram recepcionados na solenidade por membros da diretoria, conselheiros e representantes de comissões, subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito federal (CAADF). É com muita alegria que recebemos todos vocês aqui”, saudou o secretário-geral da Seccional, Márcio de Souza Oliveira.

A oradora da turma, Fernanda Silva Costa, lembrou da trajetória de todos os bacharéis como estudantes. “Não foi fácil chegar até aqui, mas recebemos a tão sonhada vermelhinha, e se chegamos não o fizemos sozinhos. Agradeço aos nossos familiares, professores e orientadores”, destacou. A nova advogada considera a nova etapa como de grandes responsabilidades. “Não será fácil, mas sei que temos plena capacidade de exercer a profissão. Tenham orgulho de serem advogados e advogadas, de defenderem a nossa classe e a nossa sociedade”, declarou.

O paraninfo da cerimônia, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Combate à Corrupção, Luis Claudio de Moura Landers, lembrou que oito anos atrás ocupou o auditório da Ordem para receber sua carteirinha da OAB/DF. “Ainda sinto a mesma palpitação daquele dia. De lá para cá, muito aprendizado foi adquirido ao longo da carreira e quero que saibam que todos passarão por dissabores e derrotas na advocacia, mas isso não deve impedi-los de seguir em frente. A advocacia é uma profissão para destemidos e corajosos”, pontuou.

A conselheira federal pela OAB/DF Daniela Teixeira, que preside a Comissão Nacional da Jovem Advocacia do Conselho Federal da Ordem, ressaltou a importância deste ato de passagem. “Grande parte do nosso conselho está aqui para agraciar vocês. A partir de agora, a Casa é de vocês. Sejam bem-vindos a esta profissão apaixonante”, saudou.

O presidente da subseção do Gama e da Santa Maria, Amaury Andrade, detalhou aos novatos a importância das representações da OAB/DF nas regiões administrativas. “Para atender a advocacia da melhor forma, temos 12 subseções em todo o DF, que podem auxiliar os profissionais na carreira. Procurem a mais próxima de vocês, conheçam as instalações e participem da OAB/DF”, sugeriu.

A conselheira seccional Cíntia Cecílio convidou a todos a participarem das comissões. “É importante atuar numa frente que lhe interessa, pois consegue-se ter uma experiência maior, além de criar uma rede de amigos dentro da Casa. As comissões e a Escola Superior da Advocacia do DF (ESA/DF) são uma porta de entrada para o mundo da advocacia. Conheçam e se capacitem”, pontou.

Já o presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, apresentou aos novos profissionais um resumo das medidas que a instituição tem adotada, especialmente neste período de pandemia. “Estamos buscando cuidar de um assunto muito importante, que é o combate ao novo coronavírus. Disponibilizamos um portal para que todos fiquem atualizados sobre o que fazer para se proteger. Sem contar também o auxílio financeiro que estamos ofertando para a advocacia. Entrem no site da CAADF e conheçam as possibilidades”, destacou.

Finalizando a cerimônia, o presidente da OAB/DF, Délio Lins, ressaltou a necessidade de se reinventar neste momento de crise mundial. “É uma crise que está abatendo a todos e sei que é difícil, mas temos que buscar desenvolver novas habilidades para atuar em novos nichos que estão surgindo”, disse. “Estudem e se preparem. E façam, antes de tudo, o que gostam, façam com amor. Sejam muito bem-vindos”, concluiu.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Ana Lúcia Moura)