Nascemos, crescemos e estamos nos reinventando com a capital

A história da OAB/DF caminha lado a lado com a de Brasília. São 60 anos construídos com muito suor e trabalho.

A capital federal tornou-se uma cidade única no mundo, com uma identidade particular e uma estética reconhecida como patrimônio cultural. Por sua vez, a Seccional da OAB no Distrito Federal, instalada aqui cerca de um mês após a inauguração de Brasília, em 25 de maio de 1960, reúne hoje o maior número de advogados e advogadas do país por habitante.

Brasília e a OAB/DF cresceram e ganharam asas como nos traços de Niemeyer e comemoram agora seus 60 anos de uma forma diferente, porém não menos especial. As duas tornam-se sexagenárias em meio a uma transformação digital, impulsionada pelo necessário isolamento social que a pandemia do novo coronavírus nos impôs.

Graças às tecnologias, nós, da OAB/DF, driblamos a distância nos tornando uma comunidade ainda mais digital. Reduzimos burocracias e ampliamos a digitalização de serviços com o programa OAB/DF Digital. Prorrogamos a cobrança das anuidades, ampliamos os recursos para concessão de auxílios e estamos oferecendo teleatendimento em saúde gratuito e 24 horas por dia à advocacia.

Para acolher nossos novos colegas de profissão, criamos uma cerimônia virtual de entrega de carteiras. Somos quase 50 mil profissionais em atuação no DF, todos buscando se adaptar às novas rotinas e procedimentos judiciais estabelecidos para o período da pandemia, enquanto lutamos para manter nossas atividades e renda em meio à crise.

Em cada lugar, há um direito a ser defendido, nos presídios, nas escolas, nos hospitais, condomínios, e, nós, advogados e advogadas, estamos prontos para auxiliar a população e exercer nossa profissão mesmo a distância.

O isolamento social e o risco à nossa saúde mudaram nossas vidas e trabalhos, mas também nos uniu ainda mais. A solidariedade está cada vez mais forte e nossa disposição para buscar soluções e inovações nunca foi tão grande. Nós, da OAB/DF, estamos trabalhando diuturnamente para garantir as melhores condições para a advocacia.  

Paralelamente, nossa capital também tem se mantido vigilante, com uma população atuante, buscando alternativas para manter a cidade ativa.

Parabéns, Brasília. Que a nossa capital federal continue se desenvolvendo e se aprimorando para oferecer uma qualidade de vida cada vez melhor à sua população. Enfrentaremos juntos este ano difícil e sairemos mais fortes dessa pandemia, prontos para os novos desafios que virão.

Diretoria da OAB/DF