Nota de pesar pelo falecimento do advogado José Cosmo Antunes, ex-vice-presidente da Subseção de Sobradinho

As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), com pesar, comunicam o falecimento do advogado e ex-vice-presidente da Subseção de Sobradinho, José Cosmo Antunes, aos 79 anos.

Ele deixa a mulher, Maria Conceição Araújo Antunes, com quem ficou casado 50 anos (completaram bodas de ouro no último dia 26 de dezembro), os filhos Dalton e Clístenes e as netas Júlia e Thalita. Também, muitos amigos e amigas da Subseção de Sobradinho, consternados com a sua passagem. Foi vítima da Covid-19. O  sepultamento será amanhã, segunda-feira (11),  em uma rápida cerimônia.

José Cosmo presidiu a Subseção de Sobradinho

“Meu pai era apaixonado pelo Direito e por essa Subseção”, conta Dalton. A história de José Cosmo reúne a coragem e a determinação dos pioneiros construtores de Brasília. Cearense, pobre, aos 18 anos, pretendia ir a São Paulo para começar a vida adulta e desenvolver-se. O pai lhe disse: “Meu filho, ouvi dizer de uma tal de Brasília, que estão construindo. Se eu fosse você, iria para lá.” José Cosmo seguiu esse conselho. Pegou um pau de arara, levou cinco dias, mas chegou em Brasília e aqui trabalhou na construção da cidade, como apontador de máquinas.

“Ao mesmo tempo que trabalhava, meu pai foi estudar Direito. Chegava do trabalho, colocava os pés em uma bacia de gelo, para aguentar ir estudar e depois trabalhar no dia seguinte. Foi com muita luta que passou em um concurso público e atuou como procurador no Ministério da Agricultura. Como era permitido, foi advogar.  Agora me deixa o escritório. Como eu me formei advogado, após ter cursado zootecnia, tamanho o incentivo dele, vou seguir com a profissão. Ele me ensinou a agir honrada e corretamente; nunca fazer o mal. Ele cumpriu sua missão na terra”, homenageou Dalton, agradecendo, em nome da família, todo o carinho dos colegas, advogadas e advogados.

Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos do advogado.

Diretoria da OAB/DF

Diretoria da CAADF