NOVAS FORMAS DE CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS NO CADE

Brasília, 18/11/2010 – O conselheiro e presidente interino do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Fernando Furlan, proferiu palestra, nesta quinta-feira (18/11), na OAB/DF, sobre as “Novas Formas de Conciliação de Conflitos e Negociações”.

Segundo Furlan, “a solução de litígios de forma alternativa é uma nova tendência internacional. Em vez das empresas e dos cidadãos irem ao Judiciário para resolverem conflitos, buscam uma solução consensual, ou seja, por meios alternativos, por forma de negociação privada, às vezes com o auxílio de um conciliador, mediador ou árbitro para descarregar o Judiciário”.

O palestrante contou que o CADE tem investido na resolução de questões por meio de negociações. “Oferecemos treinamento para os funcionários, criamos um grupo técnico e comissões especializadas para auxiliar os conselheiros”. Ressaltou que a ideia da palestra foi levar aos advogados que tenham um “olho aberto”, essa nova tendência. “Procurem se especializar em técnica de conciliação para serem futuros árbitros, conciliadores ou mediadores”, aconselhou.

Segundo o presidente da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF, Alexandre Bastos, o assunto está sendo tratado em boa hora. “É um tema que está muito em voga. É uma tendência mundial”. Também participou do encontro o membro da Comissão, Maurílio Abreu.

Além de advogados, especialistas da área estiveram presentes. O economista do Banco Central Elker Teodoro Pinto de Castro afirmou que a palestra foi muito interessante, “porque o conselheiro Furlan tem um grande conhecimento sobre o tema e pôde detalhar todos os aspectos”.

No encerramento, foi aberto um espaço para os participantes tirarem as dúvidas, e sorteadas três bolsas de cursos da ESA.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF