Novo CPC é tema de Revista Jurídica da Advocef

Brasília, 09/12/2015 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, integrou a mesa diretora da cerimônia de lançamento da 21ª edição da Revista Jurídica da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (CEF) e entrega da Medalha e Diploma Sônia Lúcia dos Santos Lopes. A nova edição da revista traz como tema principal o novo Código de Processo Civil. O evento ocorreu na terça-feira (1º), no auditório da Seccional.

“Nós sabemos da importância do trabalho que a Caixa realiza para a sociedade brasileira. O advogado que representa a Caixa merece todo o nosso reconhecimento, pois a defesa das instituições significa a defesa dos interesses da sociedade. A Advocef está de parabéns pela iniciativa de proporcionar a troca de conhecimento entre seus associados com esta publicação”, congratulou-se Ibaneis.

advocefalvaroEm seu discurso de abertura, o presidente da Advocef, Álvaro Sérgio Weiler Júnior, ressaltou que neste ano, em razão da eminente entrada em vigor do novo CPC, reacende-se o debate dessa nova lei para facilitar o seu uso pelos operadores de Direito, em especial os advogados da Caixa.

“Esse ano, nós da Advocef criamos um ciclo de palestras sobre o novo CPC e estamos percorrendo as principais cidades do país, convidando ministros do Supremo, do STJ e professores de Direito e advogados para falar sobre o novo código”.

A ex-presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, ministrou a palestra sobre o novo Código de Processo Civil. Estefânia falou sobre algumas das conquistas da advocacia que estão previstas no novo CPC: férias do advogado; contagem dos prazos em dias úteis; ampliação do prazo entre a data da publicação da pauta e o dia do julgamento do processo; reconhecimento do caráter alimentar dos honorários advocatícios, dentre outros.

advocefestefania“Nesse viés, a OAB tem participado ativamente das discussões travadas no Congresso Nacional na permanente defesa dos direitos dos advogados brasileiros, da advocacia e da cidadania. O CPC modernizou-se e avançou incorporando velhas e constantes reivindicações da advocacia”, afirmou Estefânia, salientando que as conquistas até hoje obtidas pela OAB no CPC foram feitas com a participação ativa da Ordem neste processo legislativo.

Revista

Com periodicidade semestral, a revista tem por objetivo a divulgação do conhecimento entre os associados, que contribuem escrevendo artigos que integram a primeira parte da publicação. Na segunda estão as atualizações da jurisprudência formada no segundo grau de jurisdição das maiores cortes do país.

Compuseram a mesa de abertura o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Pacheco Prates Lamachia; o presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (CEF), Álvaro Sérgio Weiler Júnior; o secretário-geral adjunto Juliano Costa Couto; a ex-presidente e membro vitalícia da OAB/DF, Estefânia Viveiros; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Carlos Ferreira; o deputado federal Efraim Filho; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), Lourenço Prado e o representante da Diretoria Jurídica da Caixa Econômica Federal (CEF), Leonardo Faustino.

Comunicação Social – jornalismo
OAB/DF