Novo presidente do TJDFT é do Quinto Constitucional da OAB/DF

Brasília, 25/03/2013 – O novo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Dácio Vieira, tomou posse nesta segunda-feira (25/03) para o biênio 2012-2014. Ele foi eleito para completar o mandato, em virtude da aposentadoria do atual presidente, o desembargador João de Assis Mariosi, que completará 70 anos no dia 4 de abril, limite para a aposentadoria compulsória dos servidores públicos.

Em seu discurso de posse, Dácio Vieira reafirmou o compromisso de lançar o TJDFT de forma determinante na Era da automoção processual. “Certo é que o Direito deve acompanhar a realidade dos tempos e a Era Digital não pode ser desconsiderada. Nos firmamos no campo da informatização nos últimos 15 anos, investimos em equipamentos, desenvolvimento de sistema e segurança, treinamos servidores e alcançamos a Era da Informatização”. E continuou, dizendo que “uma nova gestão tecnológica há de se desenhar, com desafio maior a ser enfrentado, para retirar os entraves materiais e culturais quem vem dificultando a implantação do processo judicial eletrônico”.

O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, que participou da cerimônia de posse, recebeu com muita alegria a nova direção do TJDFT, uma vez que o novo presidente é do Quinto Constitucional da OAB-DF, emprestado temporariamente para a magistratura. “Ao assumir a presidência da Corte de Justiça do DF, Dácio Vieira, sem sombra de dúvida, enobrece toda classe dos advogados”, ressaltou Ibaneis.

Os desembargadores Lecir Manoel da Luz, atual 2º vice-presidente, vai para o cargo de corregedor da Justiça do DF, o desembargador Romeu Gonzaga Neiva, assume a 2ª vice-presidência do TJ-DF, e o desembargador Sérgio Bittencourt, que manteve a função de 1o vice-presidente, também tomaram posse na segunda-feira.

Perfil
O desembargador Dácio Vieira é mineiro de Araguari, formado em Direito pela Universidade de Brasília. É desembargador do TJ-DF desde maio de 1994, quando ingressou na Justiça do DF em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do quinto constitucional. Corregedor da Justiça do Distrito Federal, Dácio Vieira já ocupou o cargo de vice-presidente do TJ-DF, presidente, corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF. Integrou o Conselho da Associação dos Magistrados do Distrito Federal entre os anos de 1995/1996 e 1997/1998.

Ele também foi conselheiro da Seccional da OAB-DF nos biênios de 1977/1979, 1979/1981, 1981/1983 e 1993/janeiro de 1994, onde ocupou diversos cargos, entre eles o de membro da Câmara de Seleção e Prerrogativas da OAB-DF e de membro da Câmara de Ética e Disciplina da OAB-DF. Foi membro fundador da Associação de Imprensa de Brasília e do Clube dos Pioneiros de Brasília.

Dácio Vieira ainda integra a Comissão Especial para acompanhamento eventual dos projetos legislativos de interesse do TJ-DF em trâmite no Congresso Nacional. Também foi professor titular da Cátedra de Ética e Legislação dos Meios de Comunicação no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na primeira composição do seu quadro docente.

Texto – Andreia Salles (com informações do TJDFT)
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF