Novos advogados e advogadas lembram os mandamentos da advocacia

Estude, pense, trabalhe, lute, seja leal, tolerante, tenha paciência e fé, esqueça a derrota e a vitória, ame sua profissão. Os dez mandamentos da advocacia criados pelo jurista uruguaio Eduardo Juan foram levados pela bacharel em Direito Talita Tokarski para celebrar com outros 59 colegas o ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Distrito Federal.

Talita Tokarski foi oradora da cerimônia de entrega de carteiras realizada na tarde desta quarta-feira (13/11), no auditório do edifício-sede da Seccional. “Hoje começa um novo capítulo em nossas vidas. Hoje nos tornamos advogados e advogadas. Como advogados, buscaremos sempre travar o bom combate, com ética, responsabilidade e dignidade. Sejamos todos bem-vindos”, disse ela em seu discurso.

O paraninfo da turma, o advogado Sérgio Antonino, ex-presidente da subseção de Taguatinga, narrou as dificuldades de sua primeira audiência. “Um promotor extremamente difícil, dois advogados desinteressados e um calouro. Foi um sentimento enorme de abandono”, lembrou.

Ele recomendou aos novatos atenção ao poder das palavras. “O advogado precisa conversar, tem de saber improvisar. Numa audiência, eu tenho as indicações das páginas do processo, dos laudos, de peças que interessam. O resto é o poder da palavra que conduz”, disse.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, convidou os novos advogados e advogadas a participaram da Ordem. “Temos 90 comissões somente em nossa sede, 12 subseções, um escola de advocacia, programas voltados para os advogados e advogadas iniciantes, uma área exclusiva para defender as prerrogativas de vocês, sem contar a Caixa de Assistência, que oferece uma série de benefícios, e o clube, que é um importante espaço de convivência e lazer. Contem com o Ordem no dia a dia de vocês. Estamos aqui para auxiliá-los, apoiá-los e defende-los”, disse.

A conselheira Camilla Dias também convidou os novos advogados e advogadas a participarem das discussões que acontecem no cotidiano da Ordem. “Participem das nossas comissões. Diariamente, elas discutem temas atuais e relevantes e a voz de vocês é muito importante para que a nossa gestão seja a melhor possível”, afirmou.

O diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF, Fabiano Jantalia, convidou os novatos a participarem das mais de 50 palestras e oficinas gratuitas que ocorrerão na próxima semana em homenagem aos 30 anos da ESA/DF. Saiba mais aqui. “Queremos que vocês tenham a oportunidade de conhecer novos nichos de atuação. Teremos profissionais falando sobre Direito da Moda, Direito Sistêmico, Direito do Idoso, entre outras”, explicou. O painel de abertura terá como tema o planejamento e a gestão de carreira na advocacia e contará com a executiva Heloísa Toller, da Laurence Simons Search, especializada em recrutamento de executivos jurídicos, e com a executiva Anamaíra Spaggiari, diretora da Fundação Estudar, organização voltada à formação de lideranças transformadoras no Brasil.