Novos diretores da CAA/DF tomam posse

Brasília, 24/05/2011 – Quatro novos diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAA/DF) tomaram posse na última sessão do Conselho Pleno da OAB/DF, na quinta-feira (19/05). Os novos componentes são o vice-presidente, José Thomaz Figueiredo Gonçalves de Oliveira; o secretário-geral, Marcus Vinícius de Camargo Figueiredo; o secretário-geral adjunto, Bruno César Pesquero Poce Jaime; e o diretor tesoureiro, Francisco Roberto Emerenciano.

A antiga diretoria apresentou carta de renúncia à diretoria da OAB/DF, após tomar conhecimento de possíveis irregularidades em obras do prédio da CAA/DF, apontadas por auditoria contratada pela Seccional em janeiro de 2010. Segundo o documento, há indícios de superfaturamento em um dos serviços autorizados pela Caixa. O único que permaneceu no cargo foi o presidente da entidade, Everardo G. Ribeiro Filho.

A nova diretoria realizou a primeira reunião nesta terça-feira (24/05). “Assumimos agora com o intuito de reduzir custos e solucionar problemas financeiros para a implementação efetiva das atribuições da Caixa”, frisou o vice-presidente empossado, José Thomaz Figueiredo Gonçalves de Oliveira.

Para o atual secretário-geral, “torna-se imperiosa uma minuciosa investigação interna para estabelecer responsabilidades sobre os graves fatos noticiados por funcionários da CAA/DF perante a Ouvidoria da OAB/DF e, num outro episódio, certificado pelo Gerente de TI da OAB/DF.”

O novo diretor tesoureiro, Francisco Roberto Emerenciano, informou que foram regularizados os repasses de verbas da Seccional para a CAA/DF. “Em uma primeira reunião desta diretoria solicitamos ao presidente da Caixa toda a documentação necessária para tomarmos pé da situação e traçarmos diretrizes, em especial para negociarmos as dívidas da Entidade com a maior transparência possível”.

Para apurar as possíveis irregularidades, o Conselho Pleno da OAB/DF aprovou a criação de uma comissão de sindicância. A comissão é formada pelos advogados Alexandre Cordeiro Macedo, presidente; Carlos César Borges e Antônio Carlos Vasconcelos Nóbrega.

Reportagem – Demétrius Crispim

Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF