O presidencialismo no Brasil – Walter Costa Porto

Brasília, 29/05/2012 – O ex-ministro do TSE, renomado especialista em direito eleitoral, Walter Costa Porto, fez palestra sobre o Presidencialismo no Brasil, em 28/05, na OAB/DF. Como professor da pós-graduação em direito eleitoral da ESA, retornou para proferir aula no auditório da OAB. A primeira vez havia sido em abril de 2011, quando falou sobre As Eleições no Brasil.

Costa Porto contou histórias sobre a maneira como o sistema de governo foi adotado no país segundo o modelo norte-americano, sua trajetória, seus êxitos e os entraves que se armaram contra sua consolidação.

“O presidencialismo foi uma dessas aventuras americanas, uma coisa extraordinária para aquele tempo de monarquias. Os franceses os viam como loucos por darem o poder a um homem e o retirarem após quatro anos”, explicou.

O diretor da ESA, Marcus Palomo, observou que o interesse pelos temas do direito eleitoral tem crescido. “Como Brasília não tem eleição municipal, a princípio, nossos advogados não teriam demanda tão grande este ano. Porém, percebemos que com as mudanças recentes na legislação eleitoral e a constante atenção da sociedade e da mídia, vem se criando um ramo muito interessante para o trabalho e o conhecimento em si”.

Reportagem – Demetrius Crispim Ferreira

Foto – Valter Zica
COmunicação Social – Jornalismo
OAB/DF