Aberta Caravana de Prerrogativas

A OAB/DF iniciou em Taguatinga, nesta segunda-feira (5/8), a Caravana de Prerrogativas da seccional. Com o objetivo de sensibilizar os integrantes das carreiras jurídicas sobre os direitos de advogados e advogadas, uma comitiva com mais de 20 integrantes da OAB/DF percorreu diretorias e varas dos dois fóruns da região administrativa e esteve ainda no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

Conduzida pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, e integrada por representantes da subseção de Taguatinga e de Águas Claras e da Comissão e da Procuradoria de Prerrogativas da seccional, a comitiva passou a tarde dialogando com juízes e juízas e diretores de varas e secretarias. A campanha integra as ações do mês do advogado, iniciadas em 1o de agosto.


O presidente (à dir.) e o secretário-geral (centro),
além do titular da subseção de Taguatinga,
conduziram a comitiva nos fóruns e no Cejusc

Por onde passaram, o presidente e o secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira, reforçaram os direitos de advogados e advogadas previstos no Estatuto da Advocacia e ressaltaram a importância do trabalho conjunto com os magistrados e os membros do Ministério Público e da Defensoria Pública. “Esta é uma ação de conscientização e aproximação”, explicou Délio Lins e Silva Junior. “Além de chamar a atenção para as prerrogativas da advocacia, queremos explicitar nosso objetivo de trabalharmos juntos”, disse.

Receptividade
Entre os magistrados que receberam a comitiva, estão os juízes do Foro Trabalhista de Taguatinga, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10a Região), Maurício Westin Costa, da 2a Vara; Laura Ramos de Morais, da 4a Vara; e Larissa Leônia Bezerra de Andrade Albuquerque, da 5a Vara. “Estamos do mesmo lado”, disse a juíza Larissa ao presidente da OAB/DF, que elogiou a iniciativa da seccional.


A juíza Larissa Leônia elogiou a iniciativa da
OAB/DF: “estamos do mesmo lado”, disse

No Fórum de Taguatinga, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a comitiva passou pelas varas criminais e pelo Tribunal do Júri. No Centro Judiciário de Solução de Conflitos, a juíza Monize da Silva Freitas Marques, agradeceu pela campanha e pediu apoio ao presidente da OAB/DF para sensibilizar a advocacia sobre o rito das audiências de conciliação.


A juíza Monize Marques recebeu a comitiva
de forma calorosa e incentivou a campanha

O presidente da subseção de Taguatinga, Cleider Rodrigues Fernandes, avaliou como positivo o primeiro dia de caravana. “A recepção por onde passamos foi excepcional. Fomos muito bem recebidos por todos os magistrados e representantes das áreas administrativas dos fóruns e do Cejusc”, comentou.

Para a vice-presidente da subseção de Taguatinga, Michelle Castro de Araújo, a caravana não só fortalece a relação entre a OAB/DF e o Judiciário como reforça o trabalho conjunto da seccional com suas subseções. “É uma alegria muito grande receber a caravana”, disse.

Campanha
A Caravana de Prerrogativas passará pelas 12 subseções da OAB/DF nas regiões administrativas. A campanha começou por Taguatinga por se a maior subseção da seccional. “Vamos rodar todas as regiões administrativas do DF neste mês de agosto em busca da valorização e do respeito aos advogados e advogadas”, afirmou a presidente da Comissão de Prerrogativas, Magda Ferreira de Souza, que destacou também o desejo da comitiva de chamar a atenção para a necessidade de respeito ao trabalho dos servidores dos tribunais. “Precisamos andar sempre de mãos dadas”, concluiu.

Nesta terça-feira (6/8), a comitiva estará em Ceilândia.

Confira abaixo o calendário de visitas:
7/8: Guará
8/8: Gama e Santa Maria
12/8: Paranoá
13/8: Bandeirante e Riacho Fundo
14/8: Planaltina
15/8: São Sebastião
20/8: Sobradinho
21/8: Águas Claras
22/8: Brazlândia
28/8: Samambaia e Recanto das Emas

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Ana Lúcia Moura
Fotos: Valter Zica