OAB/DF apoia mãe advogada que teve suas prerrogativas desrespeitadas

A advogada Mariana Tripode ainda vivia a alegria de ter sido mãe há poucos dias quando foi surpreendida pela decisão de uma audiência marcada com menos de 24 horas de antecedência na Vara da Família do DF no último dia 11 de maio. Mariana apresentou seu atestado, que lhe reserva o direito de 30 dias de suspensão de audiências, quando foi aturdida pelo pedido de indeferimento de sua petição por parte da defesa da outra parte. Ao saber do caso a Diretoria de Prerrogativas da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) interveio a fim de garantir o direito de Mariana, algo que foi prontamente atendido pela juíza responsável pelo caso.

“Entendemos e respeitamos a ampla defesa e o contraditório promovido nos autos, mas precisamos preservar as prerrogativas independente dos interesses processuais. É um direito garantido da advogada, mas até nossa intervenção no caso nada havia sido feito nem pela Vara da Família e nem pela juíza, tanto que a audiência ainda constava na agenda. Fomos ágeis e pedimos o cancelamento da audiência, sendo prontamente atendidos”, explica o diretor de Prerrogativas, Newton Rubens, que também parabenizou a pronta atuação da procuradoria acionada via Central de Prerrogativas.

Falta de sensibilidade

O que mais chamou atenção, conforme a explicação de Mariana, é que a defensora da outra parte não se sensibilizou com seu caso, mesmo sendo ela mulher e por envolver a mãe de um recém nascido. “Como advogada ela conhece meus direitos, que são os dela também! Isso me deixou embasbacada, pois todos os atestados constavam nos autos”, explicou a advogada, que ainda complementou: “queria agradecer à Comissão de Prerrogativas que foi muito importante e muito ágil na defesa dos meus direitos. Me senti amparada.”

Plantão de Prerrogativas


Em casos onde os direitos dos advogados são desrespeitados ou em casos de arbitrariedades que necessitem urgência, os profissionais do Distrito Federal podem contar com um telefone 24 horas. Basta ligar para 61 99804-8888. Para casos que não demandam urgência o caso pode ser enviado para o e-mail: [email protected].

Comunicação OAB/DF