OAB/DF celebra fim de agendamento para vacinação contra Covid-19 (CBN)

OAB-DF acompanha a vacinação contra a COVID-19, nesta sexta-feira (23), e comemora o fim da exigência do cadastro. Tem filas, mas está acontecendo a vacinação!

Paulo Maurício Siqueira, diretor tesoureiro da OAB-DF e Coordenador do Comitê de Gestão Emergencial do COVID-19, acaba de falar sobre isso à CBN Brasília, em entrevista para Brunno Melo, quanto à vacinação contra a COVID-19 no Distrito Federal.

RESUMO:

A OAB-DF ingressou com ação civil pública, na Justiça, para exigir o fim do agendamento prévio para a vacinação.

O Ministério Público Federal (MPF), deu parecer favorável à ação da OAB-DF e o Governo do DF (GDF), antecipando-se à decisão da Justiça, suspendeu esse cadastramento burocrático e liberou a vacinação pela simples apresentação do documento comprobatório do requisito exigido.

Nesta manhã de sexta-feira,  a Comissão de Direito da Saúde da OAB-DF detectou que há lentidão, sobretudo,  no atendimento aos cidadãos que buscam os postos do Plano Piloto. Mesmo assim, Paulo Maurício comemora a decisão do GDF.

Segundo Paulo Maurício, a vacinação sem cadastro prévio é mais democrática, mais ágil e acessível, e atende aos interesses da população, obviamente garantida a devida organização das filas.

“O ideal seria que houvesse um padrão de atendimento nos postos. Verificamos, no entanto, que cada posto está agindo de um jeito. De todo modo, nosso objetivo era este e consideramos que o alcançamos: a população está sendo vacinada em massa, finalmente”, explica Paulo Maurício.

Ouça a entrevista de Paulo Maurício à CBN.

Áudio a seguir.

Comunicação OAB/DF