OAB/DF dá as boas-vindas a 46 novos profissionais do Direito

Em uma cerimônia virtual emocionante 46 advogadas e advogados ingressaram para os quadros da OAB/DF nesta quarta-feira (26/08). Foram recebidos pela diretoria da Ordem e, também, por membros do Conselho.

A oradora da turma, Isabelli Carvalho, destacou ser uma grande honra e satisfação representá-los. “Tudo valeu a pena e somos dignos deste momento! O caminho não foi fácil, tivemos muitas lutas e estudos, mas conseguimos. Agora, depois de tanta perseverança e resiliência, sabemos que o sonho de ter nossa carteira é possível”, disse.

A advogada ressaltou a importância da profissão: “Estamos adentrando na advocacia e o advogado ou advogada tem uma missão nobre de defender seu cliente, devolvendo a ele liberdade, bens, patrimônio, reparação de danos e tantas outras coisas. Seremos a voz dos nossos clientes na frente do juiz. Nosso papel será fundamental à sociedade, prestando um serviço público a fim de garantir os direitos individuais, universais e novas interpretações legislativas.”

Bem-vindos à Ordem

A presidente da Comissão de Direito à Saúde, Alexandra Moreschi, deu as boas-vindas aos novos colegas de profissão. “O ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação. Esta é a possibilidade de integrar uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça e da democracia. A advocacia é um sacerdócio, uma das mais honrosas profissões. Asseguro que lutar pelo direito e ver a justiça prevalecer diante de tantas atrocidades da sociedade contemporânea traz uma sensação indescritível”, disse.

A paraninfa destacou, também, a necessidade do Direito. “O futuro será construído por nós. Portanto, desejo que não sejamos apenas preocupados com leis, mas com a justiça e com a nossa atuação ética e honesta, lembrando que sem advogado não há justiça e sem justiça não há direito”, completou Alexandra Moreschi.

O vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Mauro Pires, prestigiou o evento. “Vocês chegam em um momento histórico e que exige mais coragem e dedicação do que de costume, mas saibam que vão ultrapassar cada obstáculo, e quando isso acontecer, comemorem. A CAADF tem se reinventado, pois somos o braço assistencial da OAB/DF e estamos aqui para ajudar vocês no que for preciso. Desenvolvemos diversas iniciativas que ajudam a advocacia do DF e ainda mais neste período de pandemia estamos cada vez mais atuantes”, pontuou, convidando os novos colegas a visitar o site da CAADF.

A secretária-geral adjunta, Andréa Sabóia, ao receber os novatos, destacou a parceria que a Ordem tem com a advocacia. “É uma honra parabenizar vocês! Lembro-me do dia em que eu estive aí recebendo minha carteira. Saibam que a OAB/DF está de porta abertas para ajudar no que for preciso. Conheçam a Escola Superior da Advocacia do DF (ESA/DF), as comissões com diversas temáticas e as subseções. Todas irão ajudá-los nessa nova jornada. É muito gratificante ver o ingresso de vocês”.

Encerrando a solenidade, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, aconselhou os jovens a dedicarem-se e a estudarem sempre. “A vida de vocês não será fácil! Mas digo isso não para desanimá-los, e, sim, para alertá-los, que dentre esses quase 66 mil advogados que há no DF, vocês têm que mostrar um diferencial para serem contratados. Fiquem por dentro de tudo o que acontece no mundo para encontrarem novos lugares de atuação. Aproveitem as oportunidades. Conheçam a
Escola Superior de Advocacia (ESA) e o projeto Carreiras OAB/DF, pois ajudam na busca de espaços diferenciados para atuação e debate”, aconselhou o presidente.

Délio ressaltou, ainda, a necessidade de fazer tudo com amor e dedicação. “Amor à profissão acima de tudo! Cada um vai fazer algo, mas o que decidirem fazer, façam com amor, pois assim as portas se abrem. Gostem da caminhada! Curtam! Busquem a felicidade! Contem com a Ordem para o que precisarem”, finalizou.

Comunicação OAB/DF

Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)