OAB/DF dá boas-vindas a 55 novos advogados e advogadas

Na presença de amigos e familiares, a seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu, nesta terça-feira (6/8), 55 novos integrantes da advocacia. A solenidade de entrega de carteiras contou com a presença dos presidentes da OAB/AM, Marco Aurélio de Lima Choy, que fez o juramento com a turma, e da OAB/ES, José Carlos Rizk Filho.

Para recepcionar os advogados e advogadas, compuseram a mesa de cerimônia o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, a vice-presidente Cristiane Damasceno, o diretor tesoureiro, Paulo Maurício Braz Siqueira, o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchoa Athayde, a conselheira federal Raquel Cândido, o conselheiro do TCDF Renato Rainha, e a conselheira Célia Arruda, que foi a paraninfa da noite.


Para Célia Arruda, a advocacia
é a ferramenta de defesa dos
direitos da sociedade 

Célia Arruda ressaltou a importância da profissão. “A advocacia tira de nós qualquer ímpeto de julgamento, o advogado não julga, ele é ferramenta da defesa dos direitos da sociedade como um todo. É um profissão espetacular, justamente por ser inclusiva. Ela protege e respeita, independentemente da área que vocês escolham atuar”, disse.

Representando os novos profissionais, o orador da turma, Robinson Teixeira de Sousa, destacou em seu discurso a importância de se exercer a profissão com integridade. “O caminho da justiça não aceita a máxima de que os fins justificam os meios. É preciso respeitar o devido processo legal e, acima de tudo, a atuação do advogado, tendo em mente que todo cidadão tem direito a uma defesa digna e profissional”, pontuou.


O orador da turma (à esq.) chamou a
cerimônia de “momento mágico”

O juramento da turma foi conduzido pelo presidente da OAB/AM, que ressaltou a relevância do ato solene de entrega de carteiras. “Recebo com imensa satisfação essa incumbência. O momento mais solene e importante da noite é sem dúvidas o ato de passagem. E é a partir desse compromisso que passamos para a condição de advogados e advogadas. É um momento mágico dessa transformação para todos nós”, disse ele.

A vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, também deu as boas vindas aos novos colegas de profissão. “Estou feliz por estar nessa entrega de carteiras, especialmente porque vocês foram meus alunos e esse é o momento de voarem. Chegar até aqui não é pouco, é muito”, disse. Cristiane ressaltou ainda que o mercado de trabalho não está fácil. “Vocês já enfrentaram muitas coisas até chegarem aqui. Então, acreditem, há saída sim, há mercado e há possibilidades para que mudem de vida com essa profissão”, destacou.

Amor à profissão
Os novos advogados e advogadas foram encorajados ainda pelas palavras do presidente da OAB/ES. “Não desistam! Ser advogado não é fácil. É preciso que vocês abandonem qualquer postura conformista e entendam que ser advogado é difícil, mas, ao mesmo tempo, é muito bom. Tenham amor ao que farão”, aconselhou. “É necessário dizer também que a OAB não é só um exame, agora ela faz parte de vocês”, reforçou.


O presidente da OAB/ES destacou que ser
advogado não é fácil, mas muito gratificante

Encerrando a cerimônia, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, destacou a importância do carinho à profissão de advogado. “Espero que cada um de vocês possam sentir o amor que todos da mesa demonstraram hoje aqui por essa área. E também espero que um dia vocês possam demonstrá-lo”, comentou.

Segundo o presidente, o caminho da advocacia é árduo. “Vocês têm uma responsabilidade enorme perante a sociedade. Agora, vocês não são mais bacharéis de Direito, são advogados e advogadas. O caminho pela frente é longo e não será fácil, mas acreditamos em vocês. Façam tudo com ética e contem com a OAB/DF”, finalizou.

Também fizeram parte da mesa a diretora geral da ESA/Amazonas, Ida Márcia Benayon de Carvalho, e a conselheira da seccional do Amazonas Gina Sarkis. O presidente da Comissão de Relações Institucionais e governamentais, Caio Leonardo Bessa Rodrigues; a presidente da Fundação e Assistência Judiciária, Cristina Tubino; o presidente e a vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho Sindical, Fernando Teixeira Abdala e Dayane Cardoso Marques, respectivamente; também estiveram presentes.

O presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais superiores, Leonardo Fernandes Ranna, os conselheiros da OAB/DF Myriam Ribeiro Mendes, Newton Rubens de Oliveira, Rafael Teixeira Martins e o presidente da Comissão de Métodos Alternativos de Solução de Conflito, Silvio de Jesus Pereira, entre outros compuseram a solenidade.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica