OAB-DF defenderá junto ao Conselho Federal maior liberdade nas regras de publicidade e propaganda da advocacia

O presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante da OAB/DF (CAJI), Gabriel Frezza, anuncia que, na próxima terça-feira (18/05), em reunião virtual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), defenderá, em nome do colegiado, proposta já aprovada pelo Conselho Pleno da OAB/DF, em fevereiro último, de regulamentação flexível das formas de publicidade do exercício profissional, especialmente na rede mundial de computadores. Leia mais aqui sobre a deliberação do Pleno da OAB/DF https://bit.ly/3f9R0VM.

O relator da proposta encaminhada pela jovem advocacia ao CFOAB, Felipe Bayma, disse, na ocasião da aprovação do Pleno da OAB/DF que trata-se de um texto “muito inteligente, que não cria polêmica e não tenta legislar”. Para ele, o que se propõe é “uma forma sensata de divulgação das informações e de conteúdos sobre o exercício da advocacia”.

O presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Jr., ressaltou, em fevereiro, que a discussão realizada por meio da CAJI e do Conselho Jovem da OAB/DF e que agora será apresentada ao CFOAB foi “muito ampla” e que “teve espaço para todos os advogados manifestarem-se.” A proposta é baseada em estudo inédito produzido pelo Conselho Jovem e pela CAJI. Acesse aqui o estudo na íntegra (https://bit.ly/3w2ko6T).

“Buscamos uma alteração no regramento da Ordem para permitir maior liberdade na divulgação de nossos trabalhos. Levaremos e defenderemos esse nosso entendimento ao Conselho Federal, momento em que o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., e a bancada de conselheiros do DF estarão presentes conosco”, explica Frezza.

CONFERÊNCIA EM JUNHO

Gabriel Frezza também vai participar, nos próximos dias 22 a 24 de junho, da Conferência Nacional da Jovem Advocacia. O evento vai tratar de diversos temas ligados à capacitação dos jovens advogados.  A Conferência vai tratar de diversos temas ligados à capacitação dos jovens advogados.

Segundo Frezza, diante das diferentes realidades e necessidades de cada seccional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encontrou no Colégio de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia a importante função de “unificar as pautas relevantes, buscando dar voz à jovem advocacia no âmbito nacional”.

Essa união acontece em um momento ímpar na história da sociedade e da instituição. A advocacia enfrenta impactos da revolução tecnológica: questões como o início da carreira, a permanência na profissão, a construção de imagem, a cobrança de honorários. As pautas de interesse passam por esses e mais temas.

“Estamos tratando sobre todas as vertentes do direito, sobretudo as pautas de inclusão do jovem advogado e de políticas que proporcionem o crescimento da jovem advocacia, com cursos, eventos e projetos que nos coloquem em evidência. No aspecto organizacional, vamos discutir os futuros compromissos do Colégio Nacional dos Presidentes Jovens”, detalha Frezza. Para ele, “é preciso ouvir todos os colegas para entender seus pontos de vista e unificar as políticas públicas da jovem advocacia no âmbito federal.”

Frezza falou sobre a importância estratégica da união de interesses dos jovens advogados dentro do Colégio de Presidentes e junto ao Conselho Federal da OAB: “queremos que as nossas demandas sejam deliberadas.”

Por fim, o presidente da CAJI da OAB/DF comentou a relevância dos jovens presidentes trabalharem juntos. “Estamos consolidando os pedidos já em andamento, para poder trabalhar nossa pauta junto ao Conselho Federal com mais engajamento. Além da nossa pauta sobre a regulamentação flexível das formas de publicidade do exercício profissional, temos interesse e apoiamos, por exemplo, a política das cotas para a jovem advocacia, tema colocado pela presidenta da OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros”.

Texto: Montserrat Bevilaqua e André Luca (estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF