OAB/DF e TJDFT assinam acordo para valorização da mulher no ambiente profissional

Nesta segunda-feira (27/09) aconteceu a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O acordo tem como objetivo o planejamento e a realização de soluções educacionais conjuntas entre OAB/DF e TJDFT para a valorização das mulheres no ambiente profissional. A cerimônia foi transmitida pelo canal oficial do TJDFT no Youtube. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., relatou a dimensão que a Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF tomou nos últimos anos, e disse que o acordo só tem a acrescentar para a OAB/DF, o TJDFT, e a sociedade civil. “Esse acordo é mais um evento que mostra que estamos no caminho certo, que a OAB continua a ser a parceira que sempre foi da sociedade civil, especialmente do poder judiciário. Eu desejo que esse convênio possa ser muito frutífero, que nós possamos, a partir dele, olhar para frente e, acima de tudo, fazer muita coisa boa.” A co-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, também enalteceu o trabalho realizado. “A Comissão da Mulher Advogada tem feito um trabalho indelével em razão da advocacia feminina.”

Nildete Santana de Oliveira, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, destacou ações da OAB/DF que fazem com que a Seccional seja pioneira em diversos assuntos ligados ao reconhecimento da profissional mulher. “É importante dizer que a OAB/DF vem se manifestando de forma exemplar em todo Brasil. Nós somos uma das três únicas seccionais que pode dizer que pratica a paridade, mesmo antes da paridade ser aprovada como regra pelo Conselho Federal da OAB”, ressaltou.

Nildete ainda explicou a importância que esse acordo entre as instituições traz tanto para as profissionais mulheres quanto para a sociedade como um todo. “Esse termo de cooperação é de fundamental importância, pois tem como objetivo o planejamento e a realização de soluções educacionais conjuntas. Por isso, a importância do gênero feminino no ambiente profissional de ambas instituições.”

A desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito falou sobre a história das mulheres no TJDFT, e reconheceu o potencial dessa parceria entre TJDFT e OAB/DF, em razão das políticas de valorização da mulher de ambas as instituições. “A proposta lançada pela OAB/DF, no sentido de promover o empoderamento das mulheres e o combate às discriminações, vem de encontro com as políticas desta corte voltadas ao respeito e à valorização do gênero feminino. Eu desejo sucesso à parceria e congratulo os envolvidos pela iniciativa que vai contribuir para fomentar a mudança cultural tão esperada em relação às questões de gênero.”

O presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT, Fábio Francisco Esteves, fez uma menção ao discurso da desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito e evidenciou a relevância que esse acordo tem para toda a classe jurídica do Brasil. “Eu relato que o que a desembargadora traz na sua fala, certamente, em pouco tempo constará nas últimas linhas o registro de que o Tribunal de Justiça da capital deste país constrói um programa para poder trazer igualdade para as nossas mulheres profissionais, juízas, advogadas, servidoras e todas que estão imbuídas de trazer a justiça.”

O presidente do TJDFT, Romeu Gonzaga Neiva, encerrou a cerimônia reforçando o compromisso de valorizar as mulheres no ambiente de trabalho e, também, de evitar, com este acordo, qualquer retrocesso social. “Renova-se aqui o compromisso de recusar todo tipo de retrocesso social e paradigmático de uma justiça atenta, acessível, reparadora e igualitária para as mulheres que a compõem, especialmente na justiça do Distrito Federal. Para que elas continuem sendo respeitadas e valorizadas no desempenho dos seus trabalhos”, finalizou.

Presentes

Estiveram presentes na cerimônia virtual de assinatura o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr; a co-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana de Oliveira; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Joana D’arc Alves Barbosa; o presidente do TJDFT, Romeu Gonzaga Neiva; a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito; a desembargadora Sandra de Santis; a desembargadora Carmelita Brasil; o desembargador Luís Gustavo de Oliveira; o juiz auxiliar da Corregedoria, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto; a juíza auxiliar da Corregedoria, Marilza Neves Gebrim; o juiz auxiliar da Corregedoria, Eduardo Henrique Rosas; o presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT, Fábio Francisco Esteves; o juiz auxiliar da presidência do TJDFT, Márcio Evangelista e o juiz auxiliar da presidência do TJDFT, Jayder Ramos de Araújo.

Confira aqui a cerimônia, na íntegra, no canal oficial do TJDFT no Youtube.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF