OAB/DF homenageia mulheres que lutam contra o câncer em vídeo inspirador

A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão da Mulher Advogada, homenageou na noite desta terça-feira (22/10) nove mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer. Em um vídeo emocionante, as mulheres revelaram suas histórias desde a descoberta da doença até o momento atual. Algumas já superaram o câncer e estão no acompanhamento regular, outras ainda enfrentam o difícil tratamento.

Os depoimentos foram gravados há duas semanas na própria OAB/DF. As nove mulheres, muitas delas mães e de diferentes profissões, tiveram uma tarde diferente. Elas foram maquiadas para uma sessão de fotos, que terminou com a gravação do vídeo. O plenário do mezanino, um dos maiores da Seccional, onde são realizadas as sessões do Conselho Pleno, foi transformado em estúdio e espaço de trocas de experiências, onde as mulheres puderam compartilhar suas dificuldades, alegrias e memórias.

Contar a própria história mexeu com todas elas, que se dispuseram a fazer os depoimentos para estimular a prevenção e ajudar outras mulheres que estão enfrentando a doença a não desistirem. “Se você descobriu que está com câncer, acredite que vai dar certo. A probabilidade de cura para uma mulher que descobre o câncer é muito alta. A medicina está muito avançada. Não precisa entrar em desespero, achando que você vai morrer, porque vai dar certo”, disse Márcia Cavalcante, uma das homenageadas, junto com Sheyla Deusdará, Olga Damasceno, Maria Cláudia Azevedo, Juliana Martins Alves Caixeta de Sá, Paula Peleja, Fernanda Farias Kutchma, Anacy Nunes e Genesy Pontes. O vídeo e o depoimento de cada uma delas podem ser conferidos a partir desta quarta-feira (23/10), nas redes sociais da OAB/DF. Acompanhe!

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana de Oliveira, idealizadora do projeto, destacou a importância dos depoimentos. “Cada uma delas têm uma história fantástica e são maravilhosas, fortes e lutadoras. Com os vídeos esperamos que vocês possam repassar os relatos para o mundo inteiro, porque são histórias que nos inspiram e que podem salvar vidas. Por isso, essa campanha do mês de outubro tem sido tão maravilhosa e fundamental”, ressaltou. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, também ressaltou a importância do projeto. “É uma alegria ver este vídeo concretizado e saber que ele pode mudar a vida de quem acabou de descobrir a doença”, disse.

Outubro Rosa
A exibição do vídeo ocorreu após uma palestra do oncologista Marcos Trindade, encerrando a programação especial da OAB/DF para o Outubro Rosa. O médico ressaltou a importância da prevenção e abordou mitos e verdades sobre o câncer. Segundo ele, há alguns fatores de risco que podem influenciar no desenvolvimento da doença. “Alguns são o ambiental, nos quais se enquadra a obesidade, o sedentarismo, o estresse; o hormonal, que tem a ver com menopausa tardia, reposição hormonal; e o genético, que vem do histórico de doença familiar, principalmente, em parentes de primeiro grau”, pontuou.

Sobre mitos e verdades, o especialista esclareceu que o câncer tem cura em boa parte dos casos, pode ser diagnosticado em pessoas com menos de 50 anos e há quimioterapias que não afetam a queda de cabelo. “O melhor tratamento é a prevenção, sem dúvida, mas é importante lembrar que a medicina dispõe hoje de inúmeros recursos, não só para identificar a doença como para tratá-la. Não deixem de consultar um especialista ao menos uma vez por ano”, aconselhou o profissional.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)

Fotos: Valter Zica

 

 


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: