OAB/DF inaugura nova sede da Subseção de Águas Claras

Nesta sexta-feira (27), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) inaugurou a sede própria da Subseção de Águas Claras, que passa a funcionar na SMPW/SUL Quadra 5, Conjunto 12, Lote 5, Fração A2, Loja 1 e 2, Park Way. É uma obra com financiamento pelo Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida).

No evento de inauguração estiveram presentes as diretorias da OAB/DF e de todas as Subseções, conselheiros, autoridades da Polícia Militar e da Polícia Civil, da Administração Regional da Arniqueira, da comunidade e universidades. OAB/DF. Foi uma cerimônia com mais de 300 convidados.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., agradeceu a presença da advocacia do Distrito Federal que prestigiou em peso esse momento de realização para todos. “Essa é mais uma casa da nossa Casa. Serve para toda a advocacia do Distrito Federal. Ano passado estávamos olhando os lugares para conseguir escolher onde seria. Veio a pandemia e estamos ainda passando por ela, mas não paramos. Trabalhamos muito, apesar das dificuldades e os resultados vieram. Também, lembro que, no final do ano passado, coroamos o período com a inauguração da sede própria de Ceilândia. Já aqui, coroamos o ano com a Subseção de Águas Claras. Espero, até o final de 2021, possamos deixar todas as Subseções da OAB/DF com sede própria. Sabemos que a advocacia, ainda mais com a crise que estamos passando, precisa muito do nosso apoio.”

Eric Gustavo de Góis Silva, presidente da Subseção de Águas Claras, agradeceu o empenho do presidente Délio para que essa obra se concretizasse, lembrando que a atual gestão da OAB/DF deu, também, posse à sua primeira diretoria. “É com imensa alegria que estamos aqui, contando com apoio do Fida, da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e da OAB/DF. Convido as advogadas e os advogados da região a virem aqui. Temos salas para atendimento individual, parlatório virtual, sala de reunião, estações de trabalho, auditório para 80 pessoas, estacionamento. Enfim, toda infraestrutura para apoio o trabalho dos profissionais”, disse.

A vice-presidente da Subseção, Marescka Morena, na cerimônia oficial, destacou que a advocacia de Águas Claras, Vicente Pires, Areal e Arniqueira  passa a contar com um espaço bem localizado e com boa estrutura. “Esta é a casa de todos os advogados, a casa da liberdade, da democracia, do Direito, da cidadania plena”, comemorou.

Representando o Conselho Federal da OAB e o Fida, a conselheira Raquel Cândido, falou sobre a linha de financiamento que apoiou a construção da sede de Águas Claras. Definiu o Fida como “o coração do sistema OAB”. É composto por presidentes de Caixas de Assistência, presidentes de Seccionais e conselheiros federais. “Nosso objetivo é chegar a quem mais precisa. Usar os recursos para os advogados. A advocacia do Brasil é feita nas Subseções, nos municípios, nas pequenas localidades. Assim, agradeço imensamente a parceria, pois sem o trabalho conjunto nada seria possível.”

“Sem dúvida, a pandemia mudou a relação do advogado com o tribunal. Sem dúvida que hoje a advocacia têm uma outra relação com seu local de trabalho. Talvez nós não tenhamos que ter escritórios tão grandes. E certamente a Ordem tem que trazer equipamentos condizentes com esse novo tempo. E é isso que a OAB/DF tem feito sob a direção do presidente Délio Lins e Silva Jr. e toda sua diretoria – a quem eu agradeço a sintonia e o trabalho com a Caixa de Assistência, em nome de nossa diretoria”, discursou o presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde. Ele antecipou o anúncio de um programa aos advogados e advogadas: “Estamos lançando o e-Parcela CAADF, que é uma parceria que permitirá, ao advogado, o pagamento de boletos parcelados com o cartão de crédito e, aos seus clientes, possibilita pagar custas judiciais e depósitos recursais. Isso é muito importante pra advocacia nesse momento de retomada pós pandemia. (leia mais aqui)”

REPERCUSSÃO

Como colega de Eric Gustavo na direção de outra Subseção (Sobradinho), o presidente Márcio Caixeta, comentou que via “com muito orgulho” toda a advocacia reunida ali para prestigiar a inauguração. Destacou o trabalho da Seccional: “Esta gestão tem um olho enorme para as Subseções. Isso estava faltando.” Parabenizou a diretoria da Seccional e a da Subseção pelos esforços e pela organização do evento.

Dois militantes da causa pela Igualdade Racial encontraram-se nessa inauguração: o presidente da recém-criada Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Águas Claras, Hector Luis Cordeiro Vieira, e o secretário-geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, Beethoven Andrade. Ambos destacaram a relevância de a Seccional e a Subseção abraçarem o debate contra o racismo e promoverem a verdadeira igualdade de direitos, a partir de preceitos constitucionais. 

“É de suma importância ter uma Subseção inaugurada e já contando com uma comissão de Igualdade Racial. A advocacia é por excelência uma atividade que luta pela liberdade e igualdade. Fora da busca desses pilares, não que se falar em advocacia e em liberdade”, explicou Hector.

“Para nós, da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, é muito importante contar com a parceria do dr Hector e da Subseção de Águas Claras porque estamos constantemente lutando por igualdade por Justiça nos casos de questões raciais. Será um grande apoio para advogados negros e que militam nessa causa”, destacou Beethoven. 

Comunicação OAB/DF
Texto: Montserrat Bevilaqua
Fotos: Valter Zica