OAB-DF inaugura obras de acessibilidade do prédio-sede e revitalização do seu auditório

Foram inauguradas, na manhã desta sexta-feira (18/06), a revitalização do auditório da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e as obras de acessibilidade realizadas no prédio-sede. Ações que vêm na construção de uma OAB/DF acessível a todos.

O presidente Délio Lins e Silva Jr. fez questão de fazer o primeiro cumprimento aos presentes na entrega do auditório sentado na mesa da Ordem dos Advogados. Falou dali sobre as emoções já vividas dentro do auditório, no qual ele recebeu sua carteirinha, em 2001, e de quando tomou posse como presidente da Seccional, em 2019.

Para Délio, inaugurar o auditório acessível e todas as estruturas agora corrigidas para proporcionar acessibilidade ao prédio e à circulação de pessoas com deficiência na OAB-DF “é mais do que realizar uma entrega de obra”. Ele disse que se trata de oferecer “cidadania”. 

“Hoje, aqui, não se entrega, sr. presidente, só um auditório! É neste espaço que todos tivemos o primeiro contato com a nossa OAB, com a nossa carteirinha, com a nossa instituição, com os nossos colegas, e onde os nossos familiares celebraram o fato de estarmos começando nessa tão relevante profissão. Mais do que isso, foi, também, neste espaço que a sociedade civil do Distrito Federal, e quiçá do Brasil, participou de momentos fundamentais da nossa história. Foi nesse prédio que os colegas, irmanados e abraçados, resistiram ao Estado Ditatorial”, destacou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Ataíde.

Em discurso muito emocionado, a vice-presidente Cristiane Damasceno lembrou, inicialmente, que a revitalização do auditório foi uma das questões que ela mais se empenhou para mudar para melhor na OAB-DF,  derrubando as barreiras físicas para pessoas com deficiência. Discorreu sobre a realização de sonhos, não só os pessoais, mas os de 70 mil profissionais da advocacia que a OAB-DF representa. Findou sua fala, destacando que tudo o que faz é, especialmente, para Deus: “Estamos ofertando o que temos de melhor para aquele que é o melhor e que é o maior… Que a advocacia receba este espaço, que é fruto do trabalho, da dedicação e da moralidade com que tratamos as coisas da advocacia. Eu espero que este auditório seja usado para momentos de muitas alegrias”.

Representando os presidentes de todas as Subseções, o presidente da Subseção de Ceilândia, Leonardo Rabelo, falou que as reformas demostram a importância que a gestão deu para o acolhimento de toda a advocacia do DF e aos seus parentes, que participam de eventos, sobretudo com a entrega de carteiras.  “É mais uma ação de vanguarda. As obras ficaram perfeitas. Importante ainda dizer que as Subseções agradecem por terem recebido, sempre, uma atenção especial desta casa, nesta gestão, que trabalha pelos advogados que mais necessitam,  justamente, os advogados das Subseções”.

Na entrada da OAB-DF foi descerrada a placa que marca esta solenidade, com o seguinte texto: “Na defesa da Constituição,  dos direitos humanos e da justiça social, a OAB-DF inaugura as obras de acessibilidade do Edificio Maurício Corrêa, que visa garantir às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida condições plenas de utilização de suas dependências com segurança e autonomia, atendendo assim a Declaração Universal dos Direitos Humanos e derrubando as barreiras que impediam o acesso de forma digna à Casa guardiã da democracia.”

Prestigiaram a cerimônia de entrega dessas obras: o secretário-geral Márcio de Souza Oliveira, o diretor tesoureiro Paulo Maurício Silveira, o diretor de Comunicação e Tecnologia, Fernando Abdala, o diretor de Prerrogativas, Rafael Martins, a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados, Aline Cristina; a presidente da Comissão da Mulher advogada, Nildete Santana de Oliveira, a presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Veranne Magalhães, o conselheiro Sérgio Bonfim, o presidente da Subseção Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas, Gustavo Bueno, a vice-presidente da Subseção Samambaia, Elaine Rockenbach, o presidente da Comissão de Seleção, Thiago Guimarães, a secretária-geral adjunta, Andrea Sabóia, o secretário-geral da Subseção de Samambaia, Adeilson Moraes, o diretor tesoureiro da Subseção de Ceilândia, Gustavo Suchet e o presidente da Subseção de Barras/Piauí, Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Jr.

AGENDA

O primeiro evento a ser realizado no novo auditório ocorrerá em formato híbrido, uma solenidade de entrega de carteiras para novos advogados, no dia 29 de junho, às 9h e às 11h.

Texto: Montserrat Bevilaqua e Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: