OAB/DF lamenta falecimento do ex-governador do DF Joaquim Roriz

É com profundo pesar que a Seccional lamenta o falecimento do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, aos 82 anos. Roriz, que governou o DF em quatro mandatos, foi vítima de choque séptico decorrente de complicações pulmonares. O velório será realizado no Memorial JK, a partir das 15h. O sepultamento será às 10h no Cemitério Campo da Esperança.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, deseja amparo à família, em especial à esposa e aos filhos, neste momento de profunda tristeza. “Joaquim Roriz foi peça fundamental no desenvolvimento do Distrito Federal. Era notória sua paixão por Brasília. Percebemos com clareza o legado deixado pelo ex-governador. Seja nos floridos balões, seja nas obras e pontes. São todos reflexo do trabalho e da dedicação de um gestor que sempre demonstrou amor pelo povo do DF”.

“Expresso minha sentida consternação pelo falecimento do ex-Governador Joaquim Roriz, cuja personalidade, irradiante e intuitiva, figura humana excepcional dotada de qualidades especiais de liderança, tanto aprendemos a admirar e aplaudir. Esse conjunto de elevados predicados propiciou-lhe uma vida pública marcada pelas realizações efetivas de grandes obras no Distrito Federal e no entorno, que todos nós, brasilienses de coração, temos usufruído nessas décadas vencidas.  Nossa duradoura relação profissional – aos poucos convertida em profícua relação pessoal, marcada pela recíproca admiração – teve sempre o timbre da fidúcia romana, uma confiança inabalável no labor do advogado, acreditando sempre que a justiça haveria de preponderar, como a História nos mostrou.  À família enlutada, em especial a D. Weslian Roriz, levo a expressão de meu imenso pesar”, lamenta o advogado Pedro Gordilho, membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF).

O empresário e advogado Paulo Octávio destaca o importante trabalho desenvolvido por Joaquim Roriz à frente do DF. “Acompanhei a trajetória de Roriz em seus quatro mandatos como governador do DF, na qualidade de Deputado e Senador, sempre o apoiando com admiração, pelo seu profundo respeito aos mais carentes, por JK, pelos pioneiros, e principalmente por sua determinação em buscar o desenvolvimento econômico e social de nossa gente. Deixa um grande legado e se torna um herói candango”.