OAB/DF participa da abertura do Ceub Job Experience

“Por que o senhor escolheu o Direito?”. “Como foi sua trajetória até chegar aqui?”. “Fiz outro curso antes, consigo aproveitar o aprendizado no Direito também?” Estas foram algumas das perguntas que os acadêmicos fizeram ao longo da roda de conversa “Advocacia e Gestão de Escritório e de Entidade de Classe: Aprendizados ao Longo da Carreira”, conduzida pelo secretário-geral da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Paulo Maurício Siqueira, que na ocasião representava o presidente Délio Lins e Silva Jr.

O encontro fez parte da robusta programação da 5ª edição do Ceub Job Experience, que teve início nesta segunda-feira (03/10) e vai até sexta-feira (07/10), no campus da Asa Norte e de Taguatinga. Confira aqui a programação completa.

Paulo Maurício Siqueira destacou que o evento é uma excelente oportunidade de troca de experiências e resumiu sua explanação do encontro. “Trouxe para os alunos o que a gente entende que é a essência da advocacia: paciência, preparo e movimento. É preciso entender os passos da nossa carreira, se dedicar muito ao estudo e se movimentar, participando da nossa Casa e das nossas comissões. Isso, com certeza, vai ajudá-los no início da carreira.”

A coordenadora do curso de Direito do Ceub, Dulce Furquim, agradeceu a participação da OAB/DF e destacou a relevância dos nomes convidados para conduzir os encontros. “Temos a enorme felicidade de contar com excelentes profissionais e, também, com o fato de que o atual presidente da OAB/DF é nosso egresso. É uma forma de demonstrar aos estudantes o sucesso que o egresso tem e como ele faz diferença no mercado de trabalho. A presença da OAB aqui é fundamental.”

Atenta às trocas de experiências, Nicolle Pereira comentou que é natural que o estudante em início de curso tenha receio da exigência do mercado e, por isso, se faz indispensável o diálogo com quem já superou muitas etapas na carreira. “Como aluna do segundo semestre, fico assustada com o mercado de trabalho e as muitas exigências e especializações que precisamos ter para se destacar. Então faz toda diferença conversar com esses profissionais que já atuam há bastante tempo, ajuda muito. Saio dessa palestra com um novo olhar, principalmente porque aqui em Brasília temos uma cultura forte do concurso público e é muito importante que a gente pense na advocacia como uma opção promissora também.”

Com planos de ter seu próprio escritório, Flávia Maillard, estudante do segundo semestre, conta que a roda de conversa agregou informações importantes. “Aprendi várias coisas novas aqui. Por exemplo, a questão de advogar sendo servidor público e honorários. Essas palestras são uma oportunidade muito interessante de ampliar o nosso conhecimento.”

Confira mais fotos do encontro no Flickr da OAB/DF.

Saiba mais sobre a 5ª edição do Ceub Job Experience.


Texto: Esther Caldas
Foto: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF