OAB/DF participa de teste e abertura das urnas eletrônicas 

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio de sua Comissão de Direito Eleitoral, participou neste domingo (02/10) do teste de autenticidade das urnas eletrônicas e conheceu o projeto-piloto para o voto biométrico no primeiro turno das Eleições de 2022. O evento aconteceu na Escola Canadense, no setor Sudoeste, e os representantes da advocacia conferiram o ato a convite do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., compareceu ao ato e falou sobre a missão da entidade em ajudar na preservação a democracia brasileira. “Para nós da OAB/DF é uma honra participar desse momento tão importante da história brasileira. Nosso papel é o de contribuir com a Justiça Eleitoral para que a democracia seja garantida e a vontade popular seja expressa através do voto. Independente de quem vença, temos a certeza que as urnas refletirão o voto da população”, comentou Délio.

Zerésima 

O ato de impressão da zerésima foi conduzido pelo presidente do TRE/DF, desembargador Roberval Belinati, que acompanhou, às 7h, a emissão do documento. “Esperamos eleições tranquilas no DF, pois todo o trabalho foi feito, desde o início do período eleitoral, no sentido de provar que a urna eletrônica é autêntica, figura eficiente e confiável, que não admite fraude. Esse é o objetivo de mais este teste”, afirmou Belinati.

A zerésima é o documento oficial que atesta que não há nenhum voto registrado na urna eletrônica. O resumo do documento é afixado na porta dos locais de votação e tem como objetivo dar ampla publicidade à lisura do processo eleitoral. “A nossa comissão vem trabalhando em parceria com o TRE/DF desde o início do processo de forma institucional para garantir que tudo seja feito com a lisura e a transparência necessária. A OAB/DF, assim como todos, também quer que tudo ocorra de uma forma que não restem dúvidas de que seu voto foi respeitado. Assim, o Brasil e o DF poderão fazer do dia de hoje um exemplo de civilidade e de democracia”, disse o presidente da Comissão Eleitoral, Miguel Dunshee, que estava acompanhado de sua vice-presidente, Carolina Pellegrino. 

Leia aqui a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a fiscalização das urnas eletrônicas e do processo eleitoral. de-2021 

Aqui você pode acessar o texto do TSE que mostra todas as etapas de fiscalização, as quais a OAB/DF participou desde o início do período eleitoral. -eleicao 

A unidade da Escola Canadense também é a responsável pelo projeto-piloto de teste de integridade com coleta de biometria.

Veja aqui mais fotos do ato na Escola Canadense.

Prerrogativas da advocacia

A Central de Prerrogativas atuará reforçada para garantir os direitos da advocacia durante a chamada festa da democracia. Durante todo o dia da eleição, uma equipe está escalada para atuar em regime de plantão para reagir de forma imediata a qualquer ameaça de lesão às prerrogativas. 

Em caso de problemas a advocacia poderá ligar para a Central de Prerrogativas: (61) 99804-8888.

Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues