OAB/DF participa do sorteio e teste de integridade das urnas eletrônicas

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio de sua Comissão de Direito Eleitoral, participou, na manhã deste sábado (01/10), na Câmara Legislativa do Distrito Federal do Teste de Integridade das urnas eletrônicas, previsto na Resolução do TSE 23.673/2021, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). 

A OAB/DF foi representada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Miguel Dunshee, e sua vice-presidente, Carolina Pellegrino. “Nosso papel institucional é o de acompanhar o processo e auxiliar o TRE/DF a garantir eleições limpas e democráticas. Pelo que observamos, temos certeza que o resultado das eleições retratará a vontade popular na escolha de seus representantes”, garantiu Miguel.

No total foram auditadas 20 urnas, sorteadas aleatoriamente entre todas as que estarão instaladas nas seções eleitorais no primeiro e segundo turno, que em caso de necessidade acontecerá no dia 30 de outubro.

Projeto-piloto com biometria

O processo aconteceu simultaneamente em todo o País, com locais escolhidos para um teste do novo modelo de biometria que será implementado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das próximas eleições em 2026. Na Escola Canadense de Brasília, será colocado em prática projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade em seis urnas. Lá, o procedimento ocorrerá com a participação de eleitores voluntários que, após votar no dia do pleito, serão convidados a participar da iniciativa em local adjacente ao da votação. A OAB/DF também participará como observadora desse processo inovador do sistema eleitoral brasileiro desde a “zerésima”, que é o teste que demonstra que a integridade das urnas estão garantidas, até o fechamento da votação. 

Veja a solenidade completa clicando aqui.

Para ver mais fotos do evento clique aqui.

Veja a programação divulgada pelo TRE

Sábado:

– 9h, abertura da audiência pública de seleção de seções a serem auditadas, com transmissão ao vivo da TV Câmara Distrital e do canal do YouTube do TRE-DF.

– Após a seleção das 14 seções e chegada das urnas à CLDF, o ambiente será lacrado e ninguém poderá adentrá-lo até o juiz deslacrá-lo às 6h30 de domingo.

Domingo:

– 6h30, deslacração do ambiente do Foyer do Plenário.

– 7h, abertura de audiência pública do Teste de Integridade, com transmissão ao vivo da TV Câmara Distrital e do canal do YouTube do TRE-DF.

– Em seguida, o juiz autorizará a deslacração das urnas de lona contendo as cédulas de papel e emissão das zerésimas no computador e na urna eletrônica.

– De 8h às 17h será realizada votação nas urnas auditadas, de acordo com as cédulas de papel.

– 17h será encerrada a votação e emitidos os Boletins de Urna no computador (contagem das cédulas de papel) e na urna eletrônica. Em seguida, será verificada a coincidência dos resultados.

– Se houver divergências, os vídeos das câmeras das urnas serão verificados até que se encontre o momento do erro de digitação na urna eletrônica. Não há previsão do horário de término dessa atividade.

Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues