OAB/DF promove palestra sobre autoestima para funcionárias e colaboradoras

Na última sexta-feira (10/03), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou um evento em homenagem às suas funcionárias e colaboradoras, com o objetivo de celebrar o mês da mulher e promover uma palestra sobre autoestima e bem-estar pessoal.

A diretora de comunicação, Raquel Cândido, abriu o evento destacando que “desde o ano passado, queríamos presentear nossas colaboradoras com algo que alimentasse a alma e esse evento vem nesse sentido. Vocês são a estrutura que mantém essa Casa de pé para receber as ideias que chegam gestão após gestão, são vocês a sustentação para os nossos projetos, recebam meu agradecimento por vocês colocarem seus dons, talentos e energia à disposição da advocacia do DF.”

Ana Fabre, palestrante do evento e Raquel Cândido, diretora de comunicação da OAB/DF

A vice-presidente da Seccional do Distrito Federal, Lenda Tariana, ressaltou a importância da autoestima e como ela transcende os esteriótipos. “Quando falamos em autoestima, falamos de valores e em percepções que transcendem os estereótipos que hoje estamos acostumados a achar que é o padrão. É importante falarmos da verdadeira autoestima, em sabermos o que é, e entender o quanto ela é importante para a ter uma vida saudável, e uma vida emocional e mental saudável. A busca de uma mulher vai muito além de ter um corpo sadio, é principalmente da mente. E cuidar da autoestima de nossas mulheres fazem parte do sistema OAB, e é sem dúvida cuidar de todo o sistema da advocacia, apontou Lenda.

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF

A diretora de Igualdade Racial e Social, Lívia Caldas, afirmou que a autoestima feminina necessita de uma abordagem específica, “uma vez que, ao longo da vida, desde o nascimento até a fase adulta, as mulheres vão aprendendo a se diminuir. Isso acontece por meio de diversas formas, não apenas através das interações com outras pessoas, mas também por influência do mercado e da indústria, que transmitem a mensagem de que é necessário se adequar e ser diferente do que realmente somos. Portanto, é essencial que tenhamos consciência disso para podermos não só nos aceitar, mas também reconhecer o nosso próprio valor. Esse valor deve ser reconhecido não só por nós mesmas, mas também pelos outros,” expressou

Lívia Caldas, diretora de Igualdade Racial e Social

Para o evento, foi convidada a jornalista, mentora de mulheres e especialista em autoestima feminina, Ana Fabre, para ministrar a palestra intitulada: “Autoestima e performance: Por que nunca nos sentimos boas o suficiente?”. Na ocasião, a jornalista discutiu com as funcionárias e colaboradoras os principais fatores que podem ajudar no desenvolvimento da autoestima, incluindo o autoconhecimento, o autocuidado, conexões sociais positivas e a realização de objetivos.

Ana Fabre, jornalista e palestrante

Além disso, as funcionárias também aprenderam sobre como desenvolver uma visão mais positiva e saudável de si mesmas, incluindo técnicas como a prática da gratidão, afirmações positivas, visualização e mudanças de perspectiva. A palestra foi projetada para ajudar as funcionárias a se tornarem mais confiantes e satisfeitas consigo mesmas, o que pode melhorar sua qualidade de vida pessoal e profissional.

Veneranda Lobato, colaboradora

Veneranda Lobato, colaboradora da Casa, expressou sua felicidade e gratidão pelo evento que foi proporcionado a ela e às outras funcionárias. “Há muito tempo eu não me sentia tão emocionada e motivada por uma palestra. Ana falou de mulher para mulher, sem usar títulos ou clichês. E os temas abordados foram extremamente relevantes. Ver as minhas colegas, e até mesmo eu, com os olhos marejados mostrou a importância de momentos como este. Eu gostaria de parabenizar a Ordem pela iniciativa e sugerir que haja mais momentos como este no futuro,” declarou.

Gustavo Farias, diretor administrativo da OAB/DF

Segundo o diretor administrativo da OAB/DF, Gustavo Farias, a instituição busca fomentar o bem-estar das colaboradoras que trabalham no Sistema OAB, com destaque para a promoção da autoestima. “É uma preocupação constante da organização garantir a saúde emocional, física e psicológica de todos os funcionários, e este encontro é apenas o começo de uma série de iniciativas que serão realizadas ao longo do ano, como festa junina, confraternização, futebol, entre outros,” concluiu.

Fotos: Maurício Araújo

Comunicação OAB/DF — Jornalismo