OAB/DF promove reflexão sobre bom senso e tolerância

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) manifesta apoio ao advogado Thiago Barbosa que foi constrangido por um desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), durante a sessão desta quarta-feira (01/12). Na ocasião, o magistrado reclamou, ao vivo, do profissional que estava sem o paletó.

O mesmo Tribunal, no entanto, tratou de maneira mais tolerante um episódio em que a esposa de um desembargador sentou em seu colo durante a sessão virtual, não percebendo que já estavam sendo transmitidos. Em nota, o TJDFT afirmou que “o fato não gerou qualquer prejuízo aos trabalhos da sessão.”

A OAB/DF, compreendendo que foi um fato isolado e que não acarretou danos ao trabalho, compara a situação ao episódio do advogado sem o paletó, e pondera sobre a relevância dos fatos, tendo em vista que, em ambos os casos, não tiveram a intenção de constranger e nem geraram prejuízos, porém, alcançaram medidas distintas de tolerância.

Neste sentido, a presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, explica que advogados e advogadas devem seguir sempre o bom senso da formalidade, mas ressalta a importância de considerar, também, a contextualização da pandemia, em que os profissionais, no exercício do trabalho, estão em seus lares e escritórios. “Apoiamos o bom senso, mas também buscamos nos diálogos a tolerância e o respeito.”


Comunicação OAB/DF