OAB/DF realiza bate-papo para falar sobre “A Mulher na Advocacia”

O papel da mulher na advocacia será o tema discutido em um bate-papo realizado pela Comissão de Métodos Adequados da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). A conversa acontece nesta sexta-feira (29/10) em uma live  no Instagram da Comissão (@oabcomissaomasc), às 10h, e vai abordar a mudança histórica das mulheres na advocacia.

Participam do bate-papo o presidente da Comissão de Métodos adequados da OAB/DF, Sílvio de Jesus Pereira, a presidente da Subcomissão de Métodos Colaborativos da OAB/DF, Danielli Prata e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana, destacou os dois pontos mais relevantes a serem abordados na conversa. “O primeiro ponto é que recentemente ultrapassamos a marca de 50% no sistema OAB pela primeira vez na história, e é importante discutir o papel e a situação da mulher dentro da OAB. E outra questão é a paridade que foi aprovada em dezembro do ano passado, então é algo relativamente novo.”

As questões históricas da aceitação da mulher na advocacia também devem ser abordadas, partindo desde Myrthes Gomes de Campos, primeira advogada do Brasil, até a atualidade, como salientou Nildete. “Hoje nós temos uma mulher advogada que ocupa a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Então, nós tivemos uma mudança de uma época onde era necessário autorização para que as mulheres pudessem advogar para uma realidade onde nós temos todas as chapas que concorrem a OAB com metade delas sendo mulheres. Essa mudança de paradigma e ocupação de espaço é preciso ser discutida e louvada.” 

Então não perca o bate-papo! Clique aqui para assistir a transmissão no Instagram da Comissão  de Métodos Adequados da OAB/DF. 

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas) 

Comunicação OAB/DF