Na semana em que completou 60 anos de funcionamento, a OAB/DF recebeu 240 novos inscritos em três cerimônias virtuais, a primeira realizada na terça-feira (26/5), a segunda na quinta-feira (27/5) e uma terceira nesta sexta-feira (29/5). Os novatos engrossam as fileiras da Seccional que chega ao sexagenário com quase 50 mil inscritos. Somente no ano passado, o número de novos advogados e advogadas recepcionados foi de 3,6 mil.

O rápido e contínuo crescimento da OAB/DF é um dos desafios da Secional nestes 60 anos, que tem atuado fortemente para apoiar esta jovem advocacia e modernizar a instituição. A recente digitalização dos processos e a oferta de uma série de serviços online, antes disponíveis somente presencialmente, foi apontada pelos representantes da OAB/DF presentes nas cerimônias como um dos saltos mais importantes da instituição nos últimos meses.

“Queremos uma Ordem conectada com a jovem advocacia e ancorada no século XXI”, afirmou o presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Junior, durante a cerimônia desta sexta-feira (29/5), que recepcionou 84 novos advogados e advogadas. “E neste momento de grave crise de saúde e econômica, temos antecipado projetos para garantir o acesso integral da advocacia aos nossos serviços”, completou o dirigente, desejando ainda sucesso aos novatos na carreira que se inicia.

O paraninfo da solenidade, o secretário-geral adjunto do Clube dos Advogados do Distrito Federal, João Berchmans, ressaltou a importância da famosa “vermelhinha” da OAB/DF. “A carteira que vocês recebem agora vale tanto quanto a de qualquer diretor ou advogado experiente aqui presente. Ela é um selo dourado para exercer uma das mais bela profissões. Nunca percam esse amor pela advocacia. Dificuldades virão, mas saibam que todas podem ser vencidas”, disse ele, que aconselhou os novatos a manterem sempre a mesma garra dos primeiros casos que assumirem. 

A oradora da turma, Thaísa Caroline Gorniak, falou sobre a vocação para a advocacia. “Hoje, temos um chamado inevitável para sermos grandes. É um chamado vocacional especial. E digo ainda: a advocacia é um sacerdócio. A nossa missão é nobre e genuína”, disse. “Que venhamos saber admirar e respeitar a nossa Ordem, pois entramos nela para lutar por todos, ela é a nossa guia nessa nova jornada na advocacia”, pontuou.

Outra jovem advogada, Juliana Santana, de 23 anos, também se mostrou emocionada com a solenidade, que participou acompanhada por seus familiares. “Teve um significado imensurável para mim. Acredito até que a emoção que eu senti e que a minha família sentiu foi tão impactante quanto se a cerimônia tivesse sido realizada no auditório”, comentou ela, que mora na região administrativa de Santa Maria. Para ela, “esse novo ciclo que se inicia traz consigo o significado de muita resiliência, dedicação, sonhos e fé”.

Participação
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, reforçou o discurso do presidente da Seccional e detalhou as medidas mais importantes adotadas recentemente para apoiar a advocacia neste período de pandemia.

“Estamos fazendo uma série de esforços para que a advocacia do DF tenha a melhor informação e atendimento neste período de pandemia. Criamos uma plataforma de atualização de dados sobre o coronavírus, temos disponibilizado teleatendimento profissional geral, psicológico e até temos um personal trainer“, informou. “Saibam que a Caixa está trabalhando e pensando em tudo para que a advocacia e seus familiares fiquem seguros neste momento de pandemia”, destacou.

O conselheiro seccional Newton Rubens de Oliveira apresentou aos novatos as subseções da OAB/DF. “Elas servem de apoio profissional. Saiba onde fica a mais próxima de você e utilize”, explicou ele, que destacou também a importância da solenidade. “O compromisso que vocês assumiram hoje deve ser levado para a vida. Cada palavra jurada é importante para o sucesso de todos. Façam valer a advocacia e sejam bem-vindos”, saudou.

A conselheira federal Raquel Cândido destacou a riqueza que a participação na Seccional representa para a carreira de cada um. “A OAB/DF recebe vocês com muita alegria, nós acreditamos no sucesso de cada um. Entrem no Conselho Jovem, participem do programa Carreiras OAB/DF e das comissões. A Ordem é de todos nós. Participem sempre, pois o conhecimento e o aprendizado que ganhamos aqui é imensurável”, afirmou ela, que coordena, ao lado da vice-presidente da Seccional, Cristiane Damasceno o programa Carreiras OAB/DF.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Ana Lúcia Moura)