OAB/DF recebe 28 novos advogados e advogadas

Na tarde desta quinta-feira (25/11), 28 novos advogados e advogadas  prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante solenidade híbrida, com transmissão pelo canal oficial da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) no YouTube. A cerimônia foi presidida pelo diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício Braz Siqueira, e foi prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções. 

Orador

O orador escolhido para representar a turma foi Melquisedeque Pereira de Souza, que iniciou sua fala dizendo estar muito emocionado e honrado de receber o convite para discursar em nome de todos os colegas que receberam a carteira da OAB. “Uma tarde inesquecível para todos nós, essa data será lembrada para sempre em nossos corações. Do primeiro dia de aula até a entrega do TCC, as etapas foram passando dia após dia e hoje estamos iniciando de fato e de direito a advocacia.”

Melquisedeque compartilhou alguns ensinamentos importantes para que todos seus colegas possam ter uma atuação harmoniosa e ética dentro da advocacia. “Para obter bons resultados não precisamos ver o outro como ameaça, não precisamos desprezar a ética, cada um aqui terá seu campo de atuação e atuará com muita responsabilidade.”

Orador da turma Melquisedeque Pereira de Souza

Paraninfo 

A advogada Lívia Caldas Brito foi escolhida como paraninfa da turma, e contou para os novos advogados e advogadas que a carreira na advocacia é feita de um aprendizado constante. “Eu sinto que ainda hoje eu estou aprendendo, mas penso que 10 anos dessa caminhada me qualifique para falar um pouco sobre tudo isso. Trabalhem duro, não só pelo cliente, mas também por vocês, pelo aprimoramento e pela carreira de vocês, e assim vão ver que apesar dos dias difíceis é recompensador.” 

Encerrando seu discurso, Livia trouxe a reflexão de saber comemorar as próprias conquistas e aproveitar os momentos de vitória dentro da profissão. “Sobre o que está por vir, celebrem, às vezes, na vida, a gente se acostuma a estar cumprindo listas, pensando nos problemas e a gente se esquece de comemorar nossas vitórias. No mais, colegas advogados e advogadas, parabéns por terem chegado até aqui, muito já foi conquistado e muito ainda há de ser conquistado por vocês.”    

Paraninfa Lívia Caldas Brito

Encerramento

No encerramento da cerimônia, o presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB/DF, Bruno Henrique de Lima Faria, contou sobre a jornada da Comissão em busca de dar voz aos advogados com deficiência. “Um dos nossos legados, que veio como uma imposição do Conselho Federal, foi aprovar e agora implantado o plano do advogado com deficiência. Desde fevereiro todos os escritórios de advocacia do DF com mais de 10 advogados são obrigados a contratar pelo menos 5% de advogados com deficiência. Isso não é um privilégio, isso é nossa prerrogativa.”

Presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB/DF Bruno Henrique

O diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício, encerrou a solenidade convidando os novos membros da Seccional a participar das comissões para que a Casa da advocacia esteja mais fortalecida. “Venham compor as comissões, participem da Casa, as comissões são o pulmão da OAB e nós precisamos do auxílio e do conhecimento que todos vocês trazem para nós agora. A OAB/DF é a casa de vocês a partir de hoje, defendam as suas prerrogativas acima de tudo, é isso que esperamos, que a gente, de fato, faça a diferença para a sociedade e para a advocacia.”

Diretor tesoureiro da OAB/DF Paulo Maurício

Para assistir a solenidade de entrega de carteiras na íntegra clique aqui. 

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF