OAB/DF recebe 42 novos profissionais da advocacia

Nesta quarta-feira (29/06), 42 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em uma cerimônia híbrida (presencial e com participações remotas) organizada pela Seccional do Distrito Federal. A transmissão foi realizada ao vivo no canal oficial da OAB/DF no Youtube.

A oradora da turma, Natalia Cordeiro de Moura, iniciou a solenidade representando seus colegas que receberam a carteira da Ordem. Em sua fala, Natalia destacou o papel da advocacia em garantir a aplicação correta da constituição. “Embora tenhamos uma constituição elencando nossos direitos e deveres fundamentais, nós presenciamos diariamente o desrespeito a eles. Cabe então a nós advogados, em comunhão com as demais autoridades, enfrentarmos essas batalhas para garantir a defesa da correta aplicação da lei no dia a dia.”

Na sequência, a paraninfa e juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Lorena Alves Ocampos, falou sobre o importante trabalho em conjunto exercido por magistrados e profissionais da advocacia. “A justiça para ser exercida passa pelo advogado, eu não tenho como praticar a justiça sem conviver e precisar do trabalho de vocês. Eu desejo a vocês que nunca se esqueçam o motivo de terem ingresso na graduação de Direito e principalmente o motivo pelo qual estão aqui recebendo a autorização para exercer essa nobre profissão.”

Pronunciamentos finais

O diretor tesoureiro da Subseção do Guará, Mathias Ribeiro, abriu os pronunciamentos finais representando as subseções. Mathias discursou sobre a função das subseções em dar apoio aos novos membros da Seccional. “Na caminhada da advocacia muitas vezes vocês não vão saber qual caminho tomar, mas saibam que vocês podem contar com a OAB. Hoje nós contamos com uma estrutura muito grande de apoio à jovem advocacia, tanto aqui quanto nas subseções, então nos procurem e saibam aproveitar esses benefícios para melhor executar o serviço de vocês.”

Em seguida, a conselheira seccional, Cláudia Trindade, falou sobre a paridade de gênero e a relevância que a OAB/DF enxerga em ter cada vez mais mulheres atuantes na Casa. “Hoje eu quero especialmente abraçar minhas novas colegas. Saibam que a OAB/DF é uma Casa muito aberta às mulheres, hoje temos a Comissão da Mulher Advogada e a Comissão de Combate a Violência Doméstica e Familiar, então venham participar, essa Casa quer acolher vocês.”

A co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, se pronunciou sobre a importância de compartilhar essa conquista profissional com aqueles que fizeram parte desse processo. “Hoje é o dia de ver quem esteve com vocês, quem deve comemorar junto com vocês. Mandem uma mensagem para seus familiares, amigos, professores, dizendo ‘hoje eu peguei a carteira da OAB e você fez parte dessa conquista’.  É importante que a gente externalize porque assim nossa vitória passa a ser a vitória dos outros.”  

Por fim, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., encerrou a cerimônia falando sobre o valor de exercer a profissão com amor para que a caminhada dentro da advocacia seja mais proveitosa. “Quando vocês acharem que estão no caminho errado desconfiem, tentem realinhar, talvez arrumar outra linha de atuação. Tentem sempre levar o amor que está no coração de vocês aqui hoje, porque assim as portas vão se abrir com mais facilidade. 

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: