OAB/DF recebe Compliance Across Regional Distrito Federal no dia 04/07

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebe no dia 04/07 o Compliance Across Regional Distrito Federal, promovido pelo Instituto ARC e pela ESENI, em parceria com o Movimento pela Integridade na América Latina (MILA) e correalizado pelas Comissões Especiais de Compliance da OAB/DF e OAB/GO.

O evento, que é gratuito e presencial, tem o objetivo de formar uma rede de pessoas e instituições comprometidas com a promoção da Cultura da Ética e da Integridade, discutindo as melhores práticas e tendências do Compliance de diversos setores.

Foram convidados para a mesa de abertura o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.; o presidente da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF, Inácio Alencastro; a presidente do MILA e da Comissão de Compliance da OAB/GO, Karine Dias Eslar; o presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Antônio Nóbrega e o presidente do Comitê Organizador Compliance Across Americas, Giovani Agostini Saavedra.

Com uma programação robusta, o evento discutirá em cinco painéis os temas “Mecanismos e controles de Integridade no Setor Público”; “Perspectivas da LGPD e Interações Práticas com Compliance” – que contará com explanação do Conselheiro do Conselho Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade (CNPD), Rodrigo Badaró, dentre outros convidados; “ESG e seu impacto nos negócios”; “Compliance aplicado ao Agronegócio” e “Investigações internas e mecanismos de combate à corrupção”.

 O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., convida a advocacia e a sociedade para participarem do evento. “Estamos em evolução e precisamos transmitir, cada vez mais, valores de ética e integridade por meio de nossas instituições. É um evento de interesse de todas as áreas. Participem!”.

 Inácio Alencastro reforça que o evento é de interesse de toda sociedade. “A vinda desse evento para o Distrito Federal é um marco para todos os profissionais de compliance, de integridade e de ética. É importante ressaltar que é um assunto multidisciplinar, não é só para advogados, é para todas as formações. No âmbito da OAB/F e da advocacia, a expectativa é que a cultura da integridade e de compliance seja difundida, além de ser uma chance de expansão de trabalho e redirecionamento de carreira. Há muitas oportunidades no compliance trabalhista, ambiental, Lei Geral de Proteção de Dados e, também, ESG, entre outros.”

 Alencastro explica que a chamada pauta ESG é o acrônimo para Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português, significa ambiental, social e governança corporativa. Em suma, significa pautar, efetivamente, a condução de uma organização, firmada em aspectos ambientais e sociais, e nas melhores práticas de integridade.

“Isso significa que os fundos de investimento hoje preferem apostar nas empresas que têm projetos de ESG em questões ambientais, sociais e de governança, pois isso traduz perenidade e sustentabilidade dos negócios. Então, hoje os negócios precisam ser sustentáveis com base nesse tripé ambiental, social e governança”, enfatizou.

Confira a programação completa do evento e se inscreva aqui.

 Memória

 Imbuída do espírito de deixar um legado para as próximas gerações, a OAB/DF ampliou a atuação da Comissão de Compliance, que passou a se chamar Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG, com adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que versa sobre a pauta Ambiental, Social e de Governança e combate às práticas discriminatórias, desrespeitosas, depredatórias e corruptas.

“A OAB/DF está caminhando de forma efetiva às melhores práticas de governança e gestão, conferindo ainda mais segurança a toda advocacia e sociedade do Distrito Federal, acreditando e provando que não basta exigir integridade dos governantes, mas que é preciso dar o exemplo”, destaca o presidente Délio.

Confira aqui algumas das ações da OAB/DF acerca do tema:

 Sistema OAB/DF formaliza o início da implementação do Programa de Compliance

 Ética, responsabilidade e transparência: OAB/DF avança na implementação do programa de integridade, compliance e LGPD 

Serviço

Compliance Across Regional Distrito Federal – evento gratuito e presencial

Data: 04/07/2022

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório da OAB/DF (SEPN 516 Bloco B Lote 7 – Asa Norte/DF)

Inscrições e programação: https://www.ccompliance.com.br/car-distrito-federal-2022/  


Texto: Esther Caldas
Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: