OAB e GDF inauguram a Praça da Cidadania

A sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília passou a ter um novo ponto de referência. É a Praça da Cidadania, localizada em frente ao edifício, entre a L 2 e o Setor de Autarquias Sul. A obra foi inaugurada na manhã desta terça-feira (15) pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, e pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, e outras autoridades também fizeram parte da cerimônia.

“Como dizia o poeta Castro Alves, a praça é do povo, e, como OAB e cidadania são casadas, ela não poderia ter simbologia mais forte”, afirmou Britto em um rápido discurso de inauguração. Ele solicitou ao governador Arruda que a praça seja batizada de José Guilherme Villela, em homenagem ao advogado brutalmente assassinado em sua residência, na Asa Sul, no dia 31 de agosto. Estefânia reforçou o pedido, que ainda precisa passar pela Câmara Legislativa.

Arruda classificou a praça de “extremamente acolhedora” e disse que ela é uma das primeiras obras que inaugura dentro das comemorações dos 50 anos de Brasília, cujo aniversário será em abril do próximo ano.

Olho da cidadania Um dos atrativos da praça é o chamado “Olho da Cidadania”, obra de arte projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, por meio da qual serão transmitidas mensagens institucionais de interesse da sociedade e referentes ao aniversário de 50 anos da capital federal. O ex-presidente nacional da OAB e membro honorário vitalício da OAB Hermann Assis Beta foi homenageado pelos advogados durante a solenidade e também plantou uma muda de árvore na praça. Participaram ainda da inauguração todos os diretores do Conselho Federal da OAB, membros honorários vitalícios, conselheiros federais e diretores da OAB/DF. Além do governador Arruda, estiveram presentes ao ato o vice-governador Paulo Octávio e os deputados federais Osório Adriano (DEM/DF) e Simão Sessim (PP/RJ). Com informações da OAB Nacional