OAB promoverá o webinar “Os Direitos da Pessoa com Autismo na Pandemia da covid-19”

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, promoverá o webinar “Os Direitos da Pessoa com Autismo na Pandemia da covid-19”. O evento será nos dias 8 e 9 de abril com transmissão pelo canal da OAB Nacional no YouTube. Para participar do evento é necessário fazer a inscrição e o webinar terá a certificação de 20 horas. Durante os dois dias de evento serão debatidos diversos aspectos sobre pessoas com autismo por advogados, especialista, parlamentares, organizações sociais e profissionais de saúde.

“Nós da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Seccional do DF estaremos participando deste evento do Conselho Federal para levarmos ao conhecimento de todos as nossas iniciativas em prol dos autistas do DF, bem como agradecendo o apoio que nosso presidente Dr. Délio Lins e Silva Junior dá à nossa Comissão”, Edilson Barbosa, presidente da Comissão do DF.

Precisamos tirar o autista da situação de invisibilidade; acabar com preconceitos e que não sejam atingidos por palavras pejorativas. O autista tem dificuldades de socialização e comunicação, mas o tratamento isolado não é suficiente, é preciso que o autista seja socialmente aceito. O Transtorno do Espectro Autista – TEA, se subdivide em graus 1,2,3, ou considerados leve, moderado e severo, de acordo com o grau de assistência que necessitam. As pessoas com autismo podem desenvolver várias comorbidades, desde apraxia da fala, deficiência intelectual DI, sensibilidades sensoriais auditivas, de paladar ou de tato, entre outras. É preciso dar à sociedade todo esse conhecimento e, por meio da inclusão de informações, no Censo Nacional, trabalhar políticas públicas, não existe mais espaço para segregar, é preciso entender, aceitar e conviver. O webinar faz parte dessa caminhada que iniciamos por esse reconhecimento”, Marlla Mendes de Sousa, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Nacional

No primeiro dia serão abordados temas como Os Direitos da Pessoa com Autismo; Gestão Pública em Tempos de Pandemia: a Experiência da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo do Estado do Pará; Relatório Global de Saúde e de Políticas Públicas Efetivas para a Intervenção no Autismo; A Construção dos Direitos da Pessoa com Autismo no Parlamento e Políticas Públicas para o Autismo; Instituto Lagarta Vira-Pupa (rede de apoio) – Meninas, Mulheres e Mães com Autismo na Pandemia da covid-19; A Importância Legal e Comportamental da Vacinação para Autistas; Plano de Ensino Individualizado – PEI – Uma conquista e a sua importância para o desenvolvimento do Autista principalmente na pandemia da covid-19; e Casos de Atendimentos de Autistas na Ortopedia Pediátrica e os Direitos da Pessoa com Autismo na Pandemia da covid-19.

O segundo dia do webinar debaterá Os Planos de Saúde na Cobertura do Tratamento do Autismo, Rol da ANS, Jurisprudência, e Entendimento dos Tribunais Superiores; Redução de Jornada, Grupo de Apoio a familiares, Importância Legal e Comportamental; as experiências da Comissão de Autismo da OAB-MG e da Comissão de Autismo da OAB-DF; A Inclusão Escolar do Aluno Autista: Aspectos Legais e Rede de Apoio Escolar; Escola, um Serviço Essencial, inclusive, em Tempos de Pandemia; O Processo de Aprendizagem da Pessoa com Autismo e as Aulas on-line; e Tratamento Multidisciplinar, Medicação e quais as Maiores Demandas dos Autistas na Pandemia da covid-19.

Reprodução da OAB Nacional, com informaçõe da OAB/DF