OAB Social leva cobertores ao Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes de Sobradinho

A Comissão OAB Social da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, hoje (7), uma entrega de mais de 70 cobertores e, também, meias para o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes de Sobradinho, que abriga 70 idosos. O lar tem ajuda governamental apenas para a manutenção do quadro de funcionários, mas produtos de higiene, de alimentação, vestimentas, calçados e afins só são obtidos por meio de doações. “Nós agimos para aquecer as pessoas que mais precisam, visando protegê-las do frio, ainda mais neste ano, que está muito gelado”, disse a dra Francisca Aires de Lima Leite, presidente da Comissão OAB Social, no momento da entrega de mais esta doação pela Comissão. Ela foi recepcionada pela nutricionista do Lar, Carolina Montarroyos Santos.

“Estamos com uma campanha para ver se um grupo de amigos, ou alguma instituição, doa recursos para a compra de carne. É esse o custo mais alto que temos hoje em dia”, explicou Carolina. Segundo ela, as dificuldades que estão enfrentando, devido à pandemia, são inúmeras e agora estão agravadas pela diminuição de doações.

Carolina reforçou a importância de as pessoas entrarem no site do Lar Bezerra de Menezes para conhecer melhor a instituição e pode contribuir. Acesse aqui.

Diante da situação dessa casa e de mais instituições que estão apoiando pessoas carentes, a dra Francisca reiterou o apelo à advocacia por mais donativos: “se cada pessoa associada à OAB/DF trouxer uma peça de roupa ou um quilo de alimento, amenizará o sofrimento de uma família”.

Para Eduardo Uchôa Athayde, advogado que preside a Caixa de Assistência da Advocacia do Distrito Federal (CAADF) e um dos doadores nessa ação, a solidariedade é o que mais pode ajudar a sociedade neste grave momento de pandemia. “Nossa jornada tem mostrado que o importante é fortalecermos as correntes de apoio social, do bem. Isso tanto na advocacia quanto na sociedade. Aqui, cada doador faz seu gesto de amor e de respeito ao próximo. Sou admirador da dra Francisca. Apoio a OAB-DF em sua ação social”, diz Eduardo.

Segundo a dra Francisca, a próxima entrega da OAB Social será no albergue Albercon, no Areal.

SAIBA COMO TRABALHA A OAB SOCIAL: A Comissão realiza ações sociais de forma regular, sempre priorizando a população em situação de rua, asilos, creches, e albergues beneficentes, que sobrevivem apenas de doações.

“A gente vêm fazendo, de forma reiterada, essas ações sociais. Aqui, Sobradinho, é mais uma delas.A OAB/DF é sempre presente, nunca mediu esforços para ajudar as pessoas, tanto com alimentos, como com doações de roupas, e de agasalhos”, comenta a presidente da Comissão OAB Social. Ela, no entanto, lamenta o impacto da pandemia no volume de doações, pois houve diminuição na comparação com anos anteriores.

“Assim que uma campanha acaba, outra começa”, afirma Francisca. A OAB Social apoia diversos projetos solidários, ao longo do ano, com ações em prol de crianças com deficiência; campanha de arrecadação de cestas básicas. Recentemente, a campanha ‘Amor por Vidas' distribuiu produtos de higiene para ajudar na prevenção ao coronavírus. A última ação realizada pela Comissão arrecadou mais de 300 quilos de alimentos, roupas e móveis para doar a populações carentes.

Para a dra Francisca tudo isso vem acontecendo, “mas, desde 2020 para cá, a situação do país ficou ainda mais difícil em face da crise que assola não só o Brasil, afeta o mundo”. Ela explica que, portanto, o momento requer mais contribuição dos que são mais favorecidos na sociedade. Daí ela fazer um apelo final à família OAB, por meio da Comissão OAB SOCIAL: “precisamos de doações de alimentos, de roupas, de calcados para atender a necessidade de nossos irmãos. Muitas coisas já foram doadas, só que temos bem mais pessoas para serem assistidas, sendo que guarda-roupa não sente frio, os irmãos mais carentes sentem”.

Texto por Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF