OAB/DF: 51 anos de lutas e conquistas

Brasília, 24/05/2011 – A OAB/DF comemora seus 51 anos com solenidade de homenagem aos profissionais que prestaram relevantes serviços à Entidade, à Justiça, ao Direito e à cidadania. Ministros de tribunais superiores, desembargadores, advogados que participaram da história da Seccional, parlamentares, representantes do executivo e entidades serão agraciados com a medalha Miranda Lima nesta quarta-feira ( 25/05). A solenidade será no Brasília Palace Hotel, a partir das 19h30.

História

A OAB/DF foi instalada em Brasília quando a capital ainda era um grande canteiro de obra, um mês e quatro dias após a inauguração da cidade, em 25 de maio de 1960. Um grupo de advogados se reuniu na sala do Tribunal de Justiça do DF. A advocacia brasiliense começava a dar os primeiros passos. Era apenas uma advocacia consultiva. “Tudo ainda estava sendo erguido, havia uma incerteza se a capital continuaria sendo Brasília, devido aos protestos dos servidores públicos que vieram transferidos”, lembra Gilvan Correia de Queiroz, um dos primeiros advogados inscritos na Seccional com o número 00002.

Brasília permaneceu e com ela uma advocacia próspera e atuante. A OAB/DF não se furtou de sua missão legal de lutar pela aplicação das leis, pelos princípios constitucionais e pelo Estado Democrático de Direito. A Entidade liderou os processos de conquista do direito de voto, as ações de impeachment contra o ex-governador do Distrito Federal, na maior crise política vivida pela cidade. Liderou ainda a luta contra a intervenção federal.

Nesta quarta-feira, 25 de maio, a OAB/DF comemorará 51 anos pelas vitórias históricas alcançadas, mas também por todas as lutas, ações, mobilizações de que participará nos próximos anos, em defesa da ordem jurídica, dos direitos humanos e da justiça social. “Somos uma entidade democrática. Temos cumprido nosso papel de defender as leis do nosso país”, destacou o presidente da Seccional, Francisco Caputo.

Assessoria de Comunicação – OAB/DF