OAB/DF ANGARIA APOIO DA SES/DF PARA EVENTOS DO MÊS DA MULHER

Brasília, 21/02/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, reuniu-se na quinta-feira (17/02) com o secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael de Aguiar Barbosa, para solicitar a colaboração da Secretaria nos eventos programados para o mês da mulher, comemorado em março. Participaram da reunião a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria Claudia Azevedo de Araujo, e a representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cléa Caputo Bastos.

Está prevista para março a realização do mutirão de reconstrução de mama. Médicos da rede particular utilizarão a estrutura da rede pública para fazer cirurgias gratuitas em mulheres de baixa renda. “Chegamos aqui com a grata surpresa de ter o pleito já deferido. A Secretaria disponibilizará não só os espaços físicos para a realização das cirurgias, mas também fará a aquisição das próteses para fazer a reconstrução”, informou Francisco Caputo.

A Comissão da Mulher advogada também lançará a cartilha “Conheça e Combata o Câncer de Mama”, que será distribuída em vários pontos do DF. A Comissão promoverá ainda palestras para discussão do tema. “Juntamos três entidades: a OAB, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Rede Feminina de Combate ao Câncer para fazermos esse pedido ao governo, em prol da população carente”, destacou Maria Claudia. “A Ordem vai fazer o papel social de informar o que é e como tratar o câncer de mama, além de explicar quais são os direitos da mulher vítima da doença”.

Rafael de Aguiar Barbosa ressaltou que a Secretaria tem o compromisso de resolver o grave problema de gestão da saúde no DF, e esta ideia da OAB é muito oportuna. “Daremos toda a infraestrutura, inclusive disponibilizaremos os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e a parte de divulgação. Em nome do governador, a Ordem tem todo acesso a esta casa e sempre terá o apoio que solicitar.”

Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF