OAB/DF APOIA MÃO-DE-OBRA DE SENTENCIADOS NA REFORMA DE ESTÁDIO

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, participou na terça-feira (27/7) do lançamento da reforma e ampliação do Estádio Nacional de Brasília. Na solenidade, realizada no Mané Garrincha, foi feita a assinatura do contrato com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Cinquenta presos que cumprem pena em regimes aberto e semiaberto trabalharão na construção do novo estádio. O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, disse que o egresso do sistema penitenciário merece uma atenção maior da sociedade para o efeito de ressocialização. “É uma oportunidade de recompor sua vida familiar e, principalmente, de não voltar a delinquir”.
A diretora executiva da Funap, Verlúcia Moreira Cavalcante, ressaltou que a remuneração dos sentenciados não será menor do que um salário mínimo, com direito a vale-transporte e vale-alimentação. A cada 3 dias trabalhados, o sentenciado diminui um dia de pena.

A OAB/DF também firmou, no fim de junho, convênio com a FUNAP para a contratação de mão-de-obra de sentenciados para trabalharem na Ordem. Na entidade, eles prestarão serviços nas áreas de transporte de materiais, reciclagem de papel, entrega de documentos, manutenção de veículos, entre outros.

A previsão de entrega do estádio é dezembro de 2012, quando acontecerá a avaliação da Fifa. O investimento, orçado em R$ 696.648.486,09, estará finalizado em 2013, para a Copa das Confederações. Na ocasião, o presidente Caputo conversou com diversas autoridades públicas e da CBF enfatizando a importância da realização dos jogos de abertura da Copa de 2014 em Brasília. “Não só por ser a capital da República, mas porque é a primeira cidade a iniciar as obras para a competição”, destacou.