OAB/DF apoia movimento de erradicação da pobreza em Itapoã

Brasília, 06/02/2011 – O conselheiro da OAB/DF Gustavo Gaião representou a Seccional, na sexta-feira (03/02), na reunião do Comitê Gestor do Movimento Nacional Brasil Sem Pobreza, no Itapoã. “A Ordem tem o imenso prazer e a responsabilidade de estar junto de vocês nesta empreitada. A nossa Seccional está engajada efetivamente neste Movimento”, disse ele.

A iniciativa, liderada pela ONG União Planetária, conta com o apoio de mais de 60 entidades signatárias. Segundo o secretário executivo do Movimento, Ulisses Riedel de Resende, “é o início de uma caminhada da sociedade civil em apoio às políticas públicas do Estado, para que possamos alcançar aquilo que é extremamente necessário, a erradicação da miséria do nosso querido país”.

A secretária do Comitê, Maria do Carmo Zinato, conduziu a reunião e exibiu o Plano de Trabalho para 2012, destacando a necessidade de voluntários nas áreas sociocultural, esportiva e educativa. Daniel Seidel, secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF (Sedest), apresentou dados do governo e reforçou a importância do Cadastro Único. “Temos hoje muita possibilidade de modificar radicalmente a situação do Distrito Federal, mas isso não vai acontecer sem a participação efetiva da sociedade civil”.

Além de representantes de diversas áreas, o encontro teve a presença da administração regional e de entidades que já desenvolvem um trabalho social no local. A artesã Francisca Araújo contou que ensina mulheres e jovens a produzirem bonecas, almofadas, sandálias e carteira de festas com materiais reciclados. Demonstrou alegria ao falar sobre a implantação do projeto em Itapoã. “Esse trabalho é maravilhoso e estou aqui para abraçar essa causa. O Movimento Brasil Sem Pobreza vai fazer a diferença. A nossa população precisa dessas lideranças que realmente se preocupam com o próximo”.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Rebecca Omena
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF