OAB/DF compõe lista sêxtupla do quinto constitucional para vaga no TJDFT

Brasília, 10/10/2014 – O Conselho Pleno da Seccional da OAB do Distrito Federal sabatinou, nesta sexta-feira (10), os 12 candidatos mais votados pelos advogados de Brasília para uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Após a sabatina, os conselheiros votaram para formar a lista com seis nomes que será enviada para o tribunal.

A lista é formada pelos seguintes advogados: José Gomes, Josaphá Francisco dos Santos, Roberta Zanatta, Eliene Bastos, Daniel Rossiter e Sérgio Roncador. Agora, os desembargadores do TJDFT, também por meio de voto, escolherão três destes advogados e encaminharão a lista para a presidente da República, Dilma Rousseff, que nomeará um deles.

O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, comemorou a tranquilidade com que se encerrou o processo de votação a partir da consulta pública promovida pela Seccional. “Há especialmente um aspecto importante que merece atenção. Nos dias que antecederam a escolha, os candidatos revelaram que é perfeitamente possível participar de uma campanha sem baixar o nível das discussões. A postura dos postulantes à vaga foi republicana e representou um sinal de que a disputa democrática pode ser feita em patamares elevados e a consulta pública se tornar uma prática corriqueira e efetiva. Com a iniciativa, esperamos ter dado um exemplo de boa política e democracia na prática, com a esperança de que ele seja seguido”, afirmou Ibaneis Rocha.

A sessão de sabatina foi presidida pela diretoria da Seccional, composta pelo presidente Ibaneis Rocha, pelo vice-presidente Severino Cajazeiras, pela secretária-geral Daniela Teixeira, pelo secretário-geral adjunto Juliano Costa Couto e pelo diretor tesoureiro Antonio Alves. A sabatina foi conduzida pelos conselheiros federais José Rossini Correa, Evandro Pertence e Felix Palazzo, que indagaram os candidatos sobre diversos temas ligados à carreira. Um dos temas recorrentes foi honorários advocatícios.

Cada candidato teve até cinco minutos para apresentar suas ideias e responder às perguntas. A ordem de apresentação e de arguição dos candidatos foi definida por sorteio. Após as perguntas, diretoria, conselheiros seccionais e ex-presidentes até 5 de julho de 1994 tiveram direito de votar. Foram computados 45 votantes. A votação foi realizada por cédulas com o nome de todos os candidatos em ordem alfabética. Para ser escolhido, cada candidato teve que conquistar 24 votos ou mais.

Conheça os candidatos que compõem a lista sêxtupla

José GomesJosé Gomes – 42 votos
Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1993, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Jurídico pelo CEUB e Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual. É natural de Januária (MG) e tem 55 anos.

 

Josapha Santos (1)Josaphá Francisco dos Santos – 39 votos
Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1994, pós-graduado em Processo Civil pelo CEUB, onde é mestrando em Políticas Públicas. É natural de Ilhéus e tem 51 anos.

 
Roberta ZanataRoberta Zanatta – 39 votos
Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1995, com pós-graduação em Direito Público pela UNIRIO (convênio com o Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP). É natural de São Paulo e tem 46 anos.

 
Elaine BastosEliene Bastos – 38 votos
Formada pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1994, com mestrado em Direito Civil e Comparado no Programa de Estudos de Pós-Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É natural de Goiânia e tem 45 anos.

 

Daniel Rossiter (1)Daniel Rossiter – 32 votos
Formado pelo Centro Universitário de Ciências Jurídicas (CCJUR), com pós-graduação em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É natural de Maceió e tem 42 anos.

 

 

Sérgio Roncador (1)Sérgio Roncador – 24 votos
Formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) em 1993, mestrando pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com pós-graduação em Direito Público (convênio UNB/OAB-DF) e Direito Tributário (UNB). É natural de Brasília e tem 46 anos.

 

 

Texto – Tatielly Diniz
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF