OAB/DF debate convenção internacional da ONU sobre direitos da pessoa com deficiência

Brasília, 04/07/2011 – A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CODDEDE), promoveu, na quinta-feira (30/06), um seminário sobre o conteúdo da convenção internacional da ONU como condição de acesso e garantia de direitos para o efetivo exercício da cidadania.

Segundo o presidente da comissão, Yure Gagarin, “a convenção tem como objetivo promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por parte de todas as pessoas com deficiência, além de promover o respeito pela sua dignidade. E a OAB/DF tem grande importância nesse evento porque ela é o grande microfone das entidades sociais para com a população”.

A presidente do CODDEDE, Márcia Muniz, destacou que os portadores de deficiência física precisam conhecer seus direitos, para lutar a favor deles. “Ninguém tem condições de cumprir a lei, de lutar pelos seus direitos sem conhecê-los. Este evento é exatamente pra isso, pra esclarecer as entidades e o próprio governo do DF e consolidar essa parceria da OAB/DF com o Conselho”.

O evento contou com a presença da deputada federal Rosinha da Adefal, além de profissionais que atuam na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e representantes do GDF. Os participantes receberam um livro e um cd sobre a convenção da ONU.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Rebecca Omena
Assessoria de Comunicação – OAB/DF