OAB/DF destaca importância do advogado trabalhista ao saudar o seu dia

Brasília, 20/06/2014 – Ao saudar o Dia Advogado Trabalhista, que se comemora nesta sexta-feira (20), o presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lembrou a importância desse profissional na promoção do desenvolvimento social. “O advogado trabalhista conhece a fundo os problemas sociais, percorre os corredores dos fóruns ao lado de seu constituinte, sofre, angustia-se e alegra-se com ele quando seus direitos são reconhecidos”, disse. “Na prática, ele exerce um papel civilizatório para que o trabalho não seja tratado como uma simples mercadoria.”

“Onde houver relação de emprego, onde houver cláusulas contratuais confusas, onde houver exploração de mão-de-obra, ali estará o advogado trabalhista a intervir, emprestando o seu conhecimento e a sua experiência para um crescimento econômico que tenha a justiça social como prioridade”, continuou.

Os números falam por si: a Justiça do Trabalho tornou-se o destino de um em cada quatro conflitos no Brasil. De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse ramo da Justiça recebeu, ano passado, quase 3,5 milhões de casos novos e tem outros 3 milhões de casos pendentes. Por trás desse gigantesco volume de processos está o advogado. Estima-se que mais de 25% dos advogados militantes em todo o país atuam na Justiça do Trabalho. São poucos os escritórios que não reservam um setor especialmente para atender as demandas trabalhistas.

Não por menos é o advogado trabalhista também conhecido por mais trocar pares de sapatos. Talvez alcance também a maior quilometragem nos corredores da Justiça. É a advocacia na sua mais alta expressão, unindo o esforço intelectual e físico.

Comunicação Social – jornalismo

OAB/DF