OAB/DF DISCUTE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CONCORRÊNCIA

Brasília, 24/11/2010 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, se reuniu nesta terça-feira (23/11) com o conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Olavo Chinaglia. O objetivo foi discutir a participação da OAB/DF na 11ª Conferência Anual da Rede Internacional da Concorrência (ICN – International Competition Network), que ocorrerá em 2012, no Rio de Janeiro.

Durante a reunião, Caputo fez um breve relato sobre o histórico da OAB/DF. Citou a crise institucional e destacou algumas implementações da nova gestão. Entre elas a criação da Comissão de Defesa da Concorrência. “Uma das ideias que a Comissão teve foi a de apresentar a Ordem para a comissão organizadora da Conferência. Estamos aqui à disposição, queremos participar. Sabemos da qualidade dos debates, da importância dessa troca de experiências com outros órgãos e podemos ajudar”.

Estiveram presentes na reunião, o presidente da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF, Alexandre Bastos, e a representante da comissão organizadora da 11a Conferência Anual da Rede Internacional da Concorrência, Mariana Boabaid, que participou de visita técnica no Rio de Janeiro. Boabaid ressaltou que a cidade escolhida é a mais indicada para receber o evento. “Uma anfitriã do mundo. O Rio tem uma gama de fornecedores e atrativos para conferências desse porte. Contamos com o apoio do governo do Estado e da prefeitura”, afirmou.

Segundo Olavo Chinaglia, “recebemos com muita satisfação a disposição da OAB/DF em nos ajudar a transformar esse evento, inicialmente restrito, em um evento de divulgação da atividade do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Essa manifestação de apoio é muito bem-vinda”.

Criada em 2001, a Rede Internacional da Concorrência (ICN) tem o objetivo de promover a convergência global em matéria de concorrência e prover um fórum independente e especializado no tema. A ICN é formada por autoridades de concorrência nacionais, multinacionais, organizações não-governamentais, organismos internacionais, comunidades acadêmicas e setores privados relacionados à concorrência.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF