OAB/DF e ESA assinam convênio com a Defensoria Pública

Brasília, 17/05/2011 – Para dar início às comemorações da Semana da Defensoria Pública do Distrito Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do DF firmou acordo por sua Escola Superior da Advocacia (ESA) com a Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur), na segunda-feira (16/05). A assinatura do termo de cooperação permite intercâmbio na realização de cursos de aperfeiçoamento e atualização para advogados, defensores e servidores da Defensoria Pública.

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, presidiu a solenidade e parabenizou a todos os defensores. “Digo com bastante alegria que nós aqui do DF podemos nos orgulhar da melhor Defensoria Pública do Brasil em todos os aspectos que quiserem medir: técnico, administrativo e na relação número de defensores/população atendida. É claro que precisamos avançar muito, mas temos avançado”.

Segundo o subdiretor do Centro de Assistência Judiciária (Ceajur), Ricardo Batista, “a Semana da Defensoria Pública é um momento de realização, mas também de reflexão. Precisamos cada vez mais evoluir naquilo que representa nossa função institucional”. Ricardo Batista aproveitou a oportunidade para falar sobre a campanha da Easjur, que está arrecadando brinquedos para serem distribuídos em abrigos de crianças e adolescentes de Brasília. Estão sendo aceitos brinquedos novos e usados (em boas condições) para crianças de todas as idades, além de agasalhos. As doações podem ser feitas até quarta-feira (18/05) na Easjur.

“Não posso deixar de registrar a forma bonita com que a OAB/DF trata a Defensoria Pública do DF. A Semana da Defensoria Pública também é a Semana da OAB”, frisou o diretor da Easjur, Evenin Ávila. Durante o evento, o diretor fez o lançamento do I Fórum de Procuradores de Assistência Judiciária do Distrito Federal, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho, no edifício-sede da OAB/DF, na 516 Norte. “É o primeiro de vários”, destacou. “Está aberto aos advogados; aos membros da Defensoria Pública; à comunidade acadêmica; aos servidores e procuradores do Ceajur; à Associação e ao Sindicato dos Procuradores do DF e à Associação dos Defensores Públicos (Adep). Esperamos que seja um momento de vazão do crescimento jurídico de excelência”.

A coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública do DF, Sara Vanessa Aparecida e Sousa, apresentou o “Projeto Conhecer Direito”, um curso de conhecimento básico do Direito inteiramente gratuito, que visa à capacitação de jovens que não têm condições de pagar por cursos particulares para ingressarem em universidades e em cargos públicos. “Acredito que hoje nós estamos dando um grande passo”. Para ela, a criança e o adolescente são multiplicadores de opinião e de conhecimentos. “Se ele é bem orientado e bem educado dentro de sua escola, vai levar isso para dentro da família. Se é bem preparado e bem educado dentro da família, levará isso para a escola. Assim evitaremos grande parte das ofensas e violações que visualizamos hoje em dia”.

Segundo Caputo, “quando vejo esse extraordinário projeto vejo que a Defensoria Pública assimilou esse comando legal, essa obrigação, e tem levado às últimas consequências a função social do advogado, que é exatamente o tema da nossa conferência. Somos verdadeiros promotores da justiça social. Temos de construir uma sociedade democrática, mais fraterna, mais justa e mais igual”.

De acordo com o diretor da ESA, Marcus Palomo, “é um momento único e extremamente relevante para a Casa. A OAB/DF dá mais um passo no sentido de contribuir com a sociedade. Também é único para a ESA, porque poderá contar mais de perto com o conhecimento dos advogados que atuam na Defensoria Pública”.

Na ocasião, também foram lançados o website da Easjur e a página eletrônica da Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEPDF). Confira: www.easjur.defensoria.df.gov.br e www.adepdf.org.br.

Reportagem: Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF