OAB/DF EM ABERTURA DA I RIPAJ

Brasília, 11/04/2011 – O vice-presidente da OAB/DF, Emens Pereira, representou o presidente Francisco Caputo na cerimônia de abertura da I Reunião das Instituições Públicas de Assistência Jurídica dos Países de Língua Portuguesa (Ripaj), no salão de convenções do Hotel San Marco. O objetivo do encontro promovido pela Defensoria Pública da União (DPU) é aproximar as entidades governamentais responsáveis pela assistência jurídica aos necessitados nesses países e apresentar o modelo brasileiro de defensoria aos Estados que não possuem instituição análoga.

“É importantíssimo que as instituições voltem seus olhos para as outras nações com o intuito de aprimoramento comum. É uma posição que a OAB/DF adota nesta gestão, como se pode observar nos convênios que já assinamos com nações como França e Argentina”, ressaltou Emens Pereira.

Oito países participam do Encontro: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. À exceção de Moçambique e de Timor Leste, com os quais a DPU já mantém parcerias, os demais países não possuem instituição que desenvolva papel similar ao da defensoria brasileira.

A Ripaj acontece até sexta-feira (08/04) no Hotel San Marco. A programação inclui palestras, fóruns de discussão e visitas institucionais a órgãos dos três poderes.

Reportagem – Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF