OAB/DF ENTREGA 183 CARTEIRAS PARA NOVOS ADVOGADOS

Brasília, 28/02/2011 – A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do DF, promoveu nesta sexta-feira (25/02) duas solenidades de compromisso de novos advogados. Foram entregues 183 carteiras da OAB para os bacharéis aprovados no Exame de Ordem. Eles prestaram o compromisso disposto no artigo 20 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. A diretoria da Seccional, conselheiros, advogados, familiares e amigos participaram das cerimônias.

Segundo o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, “queremos que todos os senhores tenham muito orgulho de ostentar no peito esse boton que os distingue dos demais membros da sociedade, como advogado, porque efetivamente a nossa profissão é fundamental para o desenvolvimento do nosso país e para a construção de um Estado Democrático. Em nome de todo o Conselho da Ordem quero desejar muito sucesso, muitos clientes e ótimos honorários para todos vocês”.

Em seu discurso, o orador Hugo de Paiva Rodrigues ressaltou: “Fazemos agora parte do tripé da Justiça, e Justiça buscaremos. Por isso selamos o compromisso com o povo brasileiro. Essa caminhada está apenas começando; espero que possamos olhar para trás e dizer que combatemos o bom combate e cumprimos nossa missão”.

O paraninfo Nilton da Silva Correia relembrou o dia em que recebeu sua carteira da Ordem. Disse que teve dificuldades, mas que tem muito orgulho da profissão.

Brincou ao contar que às vezes deixa a carteira da OAB cair perto de alguém para mostrar que é advogado. “Essas coisas infantis demonstram o orgulho da profissão”. Aconselhou os novos advogados a darem exemplos, “temos que ter compromisso, lealdade, serenidade, dignidade, moralidade e boa-fé. Temos o dever de defender a Constituição. Vocês estão entrando nessa alegre casa da cidadania, que é a OAB. Orgulhem-se, porque vocês estão dentro da Ordem. Dela vocês jamais devem se afastar, pelo contrário, devem se incorporar em todas as atividades da OAB”.

O paraninfo da segunda turma, Mário Julio Pereira da Silva, homenageou, especialmente, os pais e avós dos novos advogados, “que tanto lutaram para verem seus filhos e netos realizarem um sonho. O sonho que se sonha só é apenas um sonho, o sonho que se sonha junto torna-se realidade”. Segundo ele, o advogado é prestador de serviços. “A sociedade depende do advogado para concretizar os seus anseios. Fico feliz em ver essa nova safra de pessoas que estão findando uma etapa e iniciando uma outra, que será tão frutífera quanto as anteriores. Vocês tiveram sucesso nos bancos acadêmicos, tiveram sucesso no Exame de Ordem e certamente irão ter sucesso na profissão”.

A advogada Fernanda Teixeira fez uma citação de Albert Einstein em seu discurso. “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade”. A oradora fez aos advogados o convite de “lutar pela causa que jamais será vencida em sua totalidade, que jamais será suprida, mas que mesmo assim é a luta mais gratificante: a de garantir dignidade à pessoa humana”.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF