OAB/DF ENTREGA CERTIFICADOS A NOVOS PROFISSIONAIS

A OAB/DF entregou certificação a 123 novos advogados aprovados no Exame de Ordem, em duas cerimônias realizadas na sexta-feira (17/09). Integraram a mesa os membros da diretoria, presidente Francisco Caputo, o secretário-geral Lincoln de Oliveira, o diretor tesoureiro Raul Saboia e os conselheiros Lisa Marini dos Santos e Iran Amaral.

Os compromissandos da primeira turma repetiram o juramento da Ordem para um auditório lotado de amigos e familiares. O orador, Roberto Santos Victer, destacou a importância da formação para o exercício da profissão. “A atuação do advogado está impregnada, desde o início, de valores humanísticos e técnicos. Por essa razão, exige-se, minimamente, formação acadêmica que lhe permita a compreensão dos mais altos preceitos sociais”.

A paraninfa da turma, a presidente da Associação Nacional das Carreiras da Advocacia Geral da União, Nicóla Barbosa de Azevedo da Motta, apontou que “A advocacia não é apenas um oficio ou meio de vida, é sobretudo um ideal de liberdade e justiça. O advogado não se pode deixar intimidar pelos poderosos, corromper-se pelos ricos, levar-se pelo radicalismo político ou seduzir-se pelo uso da violência. Esses preceitos são a própria negação do Direito. Nossas armas são a lei, o conhecimento jurídico e as prerrogativas da profissão”.

Na segunda cerimônia, o paraninfo, o ex-conselheiro da OAB/DF, Dourimar Nunes de Moura, ressaltou o combate à corrupção como dever do advogado “Até quando, oh corrupção, abusarás da nossa paciência”, discursou, parafraseando o senador romano Cícero. “Temos a obrigação, como profissionais do Direito, de lutar contra esse câncer que mina a nossa sociedade e traz consequências absolutamente nefastas”.

Na entrega dos certificados, a advogada Marina Costa Mattos Mello Oliveira fez questão de receber o documento das mãos de sua mãe, a também advogada Solange Costa Mattos de Oliveira. “Foi uma surpresa ser convidada para entregar a minha filha o certificado da OAB. Estou muito orgulhosa. Ela sempre contou com o meu apoio e sempre a incentivei a trilhar o Direito, pela própria personalidade e determinação dela, que são características do bom profissional da área”. Marina entende que a aprovação no Exame é difícil, “mas é necessário para selecionar bons profissionais que estejam preparados para o mercado de trabalho, que é rigoroso”.

Ao final da entrega, foram sorteadas bolsas de estudo para cursos de pós-graduação na Escola Superior da Advocacia. Um dos agraciados foi o compromissando Daniel Igor Moura, que considerou oportuno o presente. “É muito importante acrescentar conhecimento para aprimorar o exercício da profissão”, afirmou.

Em seu discurso de encerramento, o presidente Caputo lembrou a crise política enfrentada pela cidade no último ano e a atuação da Ordem frente ao cenário. “Lutamos muito para preservar uma das maiores conquistas do povo de Brasília, a sua autodeterminação político- administrativa. Agora temos a oportunidade, no próximo dia três de outubro, de fazer o que eu chamo de intervenção democrática, que é a única admissível em nossa cidade. Nós, advogados, temos uma responsabilidade muito grande, pois somos todos formadores de opinião e temos de conscientizar a população do DF para que exerça o sagrado direto do voto de forma consciente, escolhendo pessoas sérias e compromissadas com os destinos da nossa Nação”.